sáb, 14 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 07 e 08.09.24
Aplateia Digital | 07 e 08.09.24

Última Edição

Dohne Merino estreia na Expointer

A raça Dohne Merino é estreante este ano na Expointer. Fernando Martins, da Cabanha Mata-Olho, de Sant’Ana do Livramento, trouxe três exemplares: um macho e duas fêmeas, que vão participar de julgamentos. O macho é filho de animais importados do Uruguai, com pedigree. “É o Quatrinho, mimoso da minha esposa, que tem um ano e pesa 81 quilos. Uma das fêmeas é chamada de Carequinha, mas a outra não tem apelido. Cada uma pesa 60 quilos”, disse Martins, que também é médico veterinário e presidente da Associação Brasileira de Criadores de Dohne Merino.

Ele contou que é a primeira vez da raça e dele na Expointer. “Hoje crio 500 animais, entre eles, 300 fêmeas em reprodução e 40 carneiros”. A raça tem origem na África do Sul, a partir do cruzamento do Merino Alemão (de carne) e o Merino Peppin (de lã). “Essa raça foi desenvolvida em uma região inóspita e é muito rústica. E ela se adaptou muito bem na Austrália, Uruguai, Argentina e Chile. É uma raça de duplo propósito (50% carne e 50% lã). A lã é fina, procurada pelo mercado da alta costura hoje. Quanto ao uso da carne, tem uma carcaça de excelente qualidade, acima de 46%”, esclareceu.

“Esses ovinos são animais dóceis. As fêmeas são excelentes mães, dão muito leite”, afirmou Martins. Ele começou a criar a raça há dez anos, quando adquiriu um reprodutor e foi cruzando com o Merino Australiano que possuía, até ela ficar definida. “Acredito que essa raça vai se expandir muito no Rio Grande do Sul.  A Associação tem apenas um ano e já possui 20 associados.”

TCE-RS e TCU organizam atuação conjunta de fiscalização no Estado

Técnicos dos Tribunais de Contas do Estado (TCE-RS) e da União (TCU) estiveram reunidos, na última sexta-feira (6), para organizar ações fiscalizatórias conjuntas para os recursos federais que estão vindo para o Rio Grande do Sul. O objetivo da parceria é acompanhar a implantação e operacionalização dos auxílios financeiros instituídos pelas Medidas Provisórias 1219 e 1228/2024 (Auxílio Reconstrução), destinados a

BABILÔNIA EM CHAMAS! OPS, É O BRASIL

Buenas! “Babilônia em chamas, chamas da destruição!” Conhecem a música da banda de reggae Tribo de Jah? Se não conhecem a música, estão conhecendo os efeitos do que nela é enunciado, quase dando para ouvir as trombetas do apocalipse ao fundo. Nunca antes queimadas tão intensas tomaram conta de nosso país, nem tanta fumaça cobriu nosso céu de norte a