qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Promotor José Eduardo Gonçalves volta ao Tribunal antes da aposentadoria

Na sua retomada, Coquinho participará do Tribunal do Júri no próximo dia 19

Após anunciar seu desligamento da Vara Criminal, depois de 42 anos como promotor de Justiça na área, José Eduardo Gonçalves (Coquinho), retornará aos tribunais do Júri no próximo dia 19 de agosto.

Conforme informado, com exclusividade ao Jornal A Plateia, o promotor se colocou à disposição do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) para voltar a atuar na Vara Criminal, só que desta vez, de maneira substitutiva. Ele já foi titular por vários anos.

Segundo José Eduardo explicou, após seu afastamento (em virtude dele ter assumido a Promotoria Especializada do MP-RS), o promotor Flávio Brenner está desempenhando a função de maneira provisória até que seja encaminhado, pelo Estado, um novo titular para a Comarca. No entanto, a expectativa é que o novo responsável seja destinado a Sant’Ana do Livramento somente no ano que vem. Até lá, Coquinho revezará os julgamentos com o seu colega, com a finalidade de desafogar o promotor Flávio Brenner, que inclusive é responsável pelo MP Eleitoral neste ano.

“Como a 1ª Promotoria Criminal está sem um titular […] o doutor Flávio Brenner, que é o promotor da 2ª Promotoria é o substituto e já está atendendo. Eu me coloquei à disposição dele porque ele está assoberbado de trabalho, pois é uma Promotoria grande, com crimes mais graves, eu me coloquei à disposição de também auxiliá-lo nesse período até chegar um promotor titular”, contou José Eduardo.

Coquinho foi indicado para atuar como promotor eleitoral nos municípios de Cacequi e São Vicente nas eleições de 2024. Ele  está aguardando sua promoção para finalizar sua carreira no Ministério Público em Porto Alegre.

Delegada Letícia Rolim assume chefia da Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento

A Delegacia de Polícia Federal, em Sant’Ana do Livramento, realiza a posse, nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 18h, no Salão de Eventos da OAB, da nova Chefia que será conduzida pela Delegada Letícia Meneghetti Rolim. A cerimônia deve reunir diversas autoridades locais e regionais, convidadas pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul,

Isolamento, sanções e culpados: o Brasil de Lula caminha para o abismo

  A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros não é uma medida comercial isolada. É uma resposta direta ao colapso diplomático, econômico e institucional promovido pelo governo Lula. A política externa ideológica, a irresponsabilidade fiscal, os escândalos de corrupção e o desprezo pelas liberdades democráticas colocaram o Brasil em rota de colisão com o mundo civilizado.

RESUMO DE QUINTA-FEIRA – 10/07/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil em reação a julgamento de Bolsonaro   O GLOBO – Trump retalia Brasil com tarifa de 50% e cita Bolsonaro; Lula reage e defende ‘soberania’   O ESTADO DE S.PAULO – Trump taxa em 50% o Brasil por