Na tarde dessa quarta-feira (07), em entrevista ao jornal A Plateia, a chefe do Cartório Eleitoral, Célia Luisa Arteche, informou que as alterações foram as seguintes: “UERGS – voltou a ter seções na UERGS (antes estava no Instituto Livramento); no Colégio Maurício Cardoso, que de 09 seções agora ficaram somente 05, as outras 03 foram deslocadas para o Instituto Livramento. Resumindo: os três locais foram então o Colégio Maurício Cardoso, a UERGS e o Instituto Livramento – onde foram mexidas as seções eleitorais para acomodar melhor os eleitores. Para quem é eleitor de algum desses locais é importante que seja conferido onde ficou sua seção”, destacou.
Célia ainda informou que os cidadãos podem saber sobre a regularidade do título de eleitor e locais de votação: “Indicamos que baixem o aplicativo E-título, ali é possível que seja visto se está regular e ali mesmo pode tirar a certidão de quitação eleitoral, e verificar o local onde vota.”
A chefe informou que aqui no município temos 74.700 eleitores, é o maior número dos últimos anos, distribuídos em 18 seções, 38 locais de votação, sendo 07 em zona rural.”
O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitores – o que não é o caso de nosso município.
A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h.
Quais documentos devo levar para votar?
No dia 6 de outubro, data do 1º turno das eleições de 2024, lembre-se de levar um documento oficial com foto para comprovar a sua identidade. Veja abaixo as opções válidas para apresentar na seção eleitoral:
- Carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
- Passaporte;
- Certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva);
- Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Você também pode comprovar a sua identidade apresentando o aplicativo e-Título, desde que tenha foto e cadastro das impressões digitais na Justiça Eleitoral.
Segundo o site do TRE os documentos podem até estar fora do prazo de validade, mas precisam estar legíveis.