seg, 22 de setembro de 2025

Variedades Digital | 20 e 21.09.25

Quocientes eleitoral e partidário: entenda como um candidato a vereador é eleito

No sistema proporcional, as vagas pertencem a partidos ou federações mais votados. Veja como é feito o cálculo
Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

No dia 6 de outubro, os santanenses irão às urnas escolher as pessoas que irão ocupar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador pelos próximos quatro anos. Os titulares das prefeituras são eleitos pelo sistema majoritário, ou seja, vence quem for mais votado. Entretanto, para a eleição dos vereadores, o sistema adotado é o proporcional, que considera os quocientes eleitoral e partidário, além de sobras e médias. No sistema proporcional, as vagas são destinadas aos partidos e federações, e não a candidatas e candidatos. Esse modelo é utilizado para eleger representantes para as casas legislativas.

Nos pleitos proporcionais, não existe mais a possibilidade de coligação. A partir das Eleições 2020, somente passou a ser permitida essa união para apoiar uma candidatura em eleições majoritárias

O cálculo para encontrar os eleitos em eleições proporcionais é feito a partir dos chamados quocientes eleitoral (QE) e partidário (QP).

Quociente eleitoral: é obtido pela soma do número de votos válidos dividida pelo número de cadeiras em disputa. Para o cálculo, despreza-se a fração, se igual ou inferior a 0,5 (meio), ou arredonda-se para 1, se superior. 

Quociente partidário: é o resultado do número de votos válidos obtidos pelo partido dividido pelo quociente eleitoral (desprezada a fração). O total corresponderá ao número de cadeiras a serem ocupadas pela legenda.

Mais votados nominalmente – a partir dos cálculos, o partido ou federação verifica os candidatos mais votados nominalmente. Serão eleitas e eleitos somente aqueles que obtiverem votos em número igual ou superior a 10% do QE. Esses são os eleitos que vão ocupar as cadeiras a que o respectivo partido ou federação tem direito.

Sobras 

Após conhecer a quantidade de vagas a que cada legenda tem direito com a aplicação do QP e a exigência de votação nominal mínima, no caso de sobras de vagas, elas serão distribuídas pelo cálculo da média de cada partido ou federação. 

HOMICIDIO: “Escena de terror” con incendio y muerte en Rivera

En ésta oportunidad la víctima fue un hombre de 43 años poseedor de diversos antecedentes penales Una vez más el departamento de Rivera está en las primeras planas de la información, dónde nuevamente se registró un horrendo hecho de sangre, en el cual le “costo” la vida a un hombre de 43 años de edad, poseedor de diversos antecedentes penales.

Com ação de Lorenzoni, PL do CRLV sai da gaveta e ganha novo relator

O deputado Rodrigo Lorenzoni obteve na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, a redistribuição do Projeto de Lei 599/2023, que propõe o fim da taxa de envio do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Desde o início de 2024, o projeto tramitava na CCJ e já havia recebido parecer favorável, mas não foi levado à

Chama Crioula aquece o coração gaúcho e encerra com casa cheia

“O evento, que celebrou a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul, foi marcado por uma intensa demonstração de devoção e emoção, com público lotando o local e garantindo o sucesso absoluto da edição deste ano.