qua, 17 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Unimed: Doutor Tiago Lopes explica sobre o Vírus Influenza

Influenza: sintomas, transmissão e prevenção

Com o declínio das temperaturas é normal que haja maior propagação das doenças virais, como o vírus Influenza. A Influenza, normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave que causa danos à saúde das pessoas há muitos séculos. 

Transmissão

O vírus é transmitido a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver algumas horas em diversas superfícies tocadas frequentemente, de madeira, aço e tecidos. A partir do contato com um doente ou com uma superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias.

Os vírus Influenza circulam durante todo o ano, intensificando-se principalmente no período de inverno, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão. A transmissão ocorre principalmente em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados.

Sinais e Sintomas

  • Febre alta
  • Calafrios
  • Tosse, que pode ser seca ou com expectoração
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Cansaço
  • Dor muscular
  • Coriza

Complicações

Pessoas de todas as idades são susceptíveis à infecção pelo vírus influenza. Porém, a evolução geralmente tem resolução espontânea em cinco dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.

Alguns casos podem evoluir com complicações. As complicações mais comuns são: pneumonia bacteriana e por outros vírus, sinusite, otite e desidratação. Alguns indivíduos estão mais propensos a desenvolverem complicações graves, especialmente aqueles com condições e fatores de risco para agravamento, entre esses: gestantes, adultos com idade maior que 60 anos, crianças com idade menor que dois anos e indivíduos que apresentem doença crônica, especialmente doença respiratória crônica, cardiopatia, obesidade (IMC ≥ 40), diabetes descompensada e imunodepressão.

O doutor ressalta que o uso de antibióticos inadequados, sem prescrição médica acarreta em vários fatores negativos e propicia o surgimento de bactérias agressivas. 

Prevenção

Todos os anos é realizada a Campanha de Vacinação contra a Gripe para as pessoas dos grupos com maior vulnerabilidade para as complicações e os óbitos decorrentes da gripe. Inclusive é muito importante que pessoas com sintomas fortes de gripe evitem contato com outras pessoas.

Outras formas de prevenção são: lavar bem, e com frequência, as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e, ainda, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Endereço: Av. 24 de Maio, nº 1016
Telefone/Whatsapp: (55) 3242-9800
Facebook Unimed Região da Fronteira/RS
Instagram: @unimedrf
https://www.unimed.coop.br/site/web/regiaodafronteira
E-mail: [email protected]

Lorenzoni e Camozzato oficiam MP de Contas sobre projetos do governo que reestruturam carreiras

Os deputados Rodrigo Lorenzoni (PL) e Felipe Camozzato (NOVO) protocolaram na tarde desta quarta-feira (17), no Ministério Público de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, ofício alertando o Procurador-Geral Ângelo Borghetti sobre possível manobra fiscal imprudente e gestão temerária por parte do governador Eduardo Leite.   A decisão de recorrer ao MPCRS foi tomada após os deputados conhecerem