qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Conselheiro do TCE-RS afirma que a crise climática não é fruto de um acaso meteorológico

 

“O que ocorreu em nosso estado não foi fruto de um acaso meteorológico ou resultado de má sorte. A situação climática é uma construção humana e, por isso, essa compreensão é um debate que percorre o mundo todo.” A afirmação foi feita hoje (05) pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Estilac Xavier, durante a abertura do 2º Ciclo de Lives de Orientações aos Gestores Públicos. A transmissão abordou o tema “Como reduzir vulnerabilidades dos municípios frente aos eventos climáticos extremos”.

Ainda durante a abertura, o presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, afirmou que a troca de conhecimentos e a união de esforços são essenciais neste momento. “Será a partir dos estudos dos acontecimentos e dos aprendizados adquiridos que poderemos identificar, para cada caso, as melhores soluções.”

Durante o encontro, Rualdo Menegat, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, compartilhou com os gestores os impactos do aquecimento global e os efeitos globais e regionais, com foco nas estratégias para tornar os municípios gaúchos menos vulneráveis a eventos climáticos extremos. Além disso, foram debatidas soluções já identificadas e orientações sobre ações não recomendadas no enfrentamento a eventos climáticos.

O ciclo de “lives” objetiva oferecer alternativas de soluções para os desafios enfrentados pelo Estado resultantes das fortes chuvas recentes. Para acompanhar as transmissões realizadas acesse o canal do YouTube/tcegaucho.

Emily Vieira – Assessoria de Comunicação Social

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e