seg, 22 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital l 20 e 21.07.24
Aplateia Digital l 20 e 21.07.24

Última Edição

Governo suspende leilões de arroz

Deputado Federal Luciano Zucco (PL-RS)

O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) comemorou na manhã desta quarta-feira (3) a decisão do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de que o governo federal não vai mais realizar leilões para importar arroz.

Autor do pedido de CPI para investigar a suspeita compra de arroz asiático, ao custo de R$ 7,2 bilhões, o parlamentar disse que essa é uma grande vitória dos produtores rurais e de toda a sociedade. “Os arrozeiros gaúchos têm o produto suficiente para abastecer o mercado interno com preço justo. E os consumidores podem ficar tranquilos de que estarão comendo um arroz de altíssima qualidade”, destacou.

Zucco também ressaltou a pressão política da oposição e o trabalho de investigação da imprensa, que revelou uma série de suspeitas de irregularidades na condução do leilão. “Não é porque o governo desistiu do leilão que vamos desmobilizar. Precisamos de uma investigação independente para apurar essa cadeia de responsabilidades. Alguém levaria vantagem com isso”, destacou Zucco.

Protesto no campo

Nenta quinta-feira (4), os produtores rurais gaúchos promovem uma grande manifestação no Parque da Fenarroz, no município de Cachoeira do Sul. Intitulado de movimento SOS AGRO RS, a mobilização é uma resposta à demora do governo federal em apresentar medidas concretas de apoio aos pequenos, médios e grandes produtores que perderam tudo após a catástrofe climática que atingiu o estado.

Segundo trecho do manifesto SOS AGRO RS, encaminhado aos integrantes da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, “ao passo que somamos milhares de famílias que precisam imediatamente uma medida governamental que permita a nossa permanência nas atividades da produção de alimentos. Cabe ressaltar que já se passaram quase 12 (doze) meses do primeiro desastre climático e praticamente a dois meses do segundo, sendo que até o momento nenhuma medida concreta foi anunciada para nosso setor econômico! Apenas queremos ser dignos de respeito tanto quanto merecemos!”

O deputado Luciano Zucco confirmou presença na mobilização.