seg, 15 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Trem do Pampa iniciará operações em julho

Informação foi confirmada pela empresa Giordani Turismo
default

Novo roteiro na Região da Campanha Gaúcha e fronteira com Uruguai terá saídas aos sábados e bilhetes começam a ser vendidos a partir do dia 26. O veículo moderno terá atrações culturais e degustação de vinhos a bordo.
A partir de 20 de julho, o Rio Grande do Sul ganha um novo atrativo turístico, o Trem do Pampa, em Sant´Ana do Livramento, fronteira gaúcha com a cidade de Rivera, no Uruguai. O passeio, na famosa Fronteira da Paz, acontece aos sábados, com operação e administração da Giordani Turismo, empresa que há mais de 30 anos é responsável pelo passeio de Maria Fumaça – Trem do Vinho, em Bento Gonçalves.
A data para início das atividades foi confirmada após a publicação no Diário Oficial da União de terça-feira, 25 de junho de 2024.
O Trem do Pampa é um passeio com história, cultura, tradição e sabores da campanha gaúcha, reconhecidos também pela enogastronomia. Os vagões batizados de “Tannat” e “Cabernet” – uvas cultivadas na região – recebem artistas locais com apresentações musicais e culturais que têm a cultura gaúcha e os encantos do Pampa em destaque.
Ao longo do percurso de 20 quilômetros, entre as estações central de Sant´Ana do Livramento e a de Palomas, os passageiros terão a oportunidade de conhecer o terroir da região degustando vinhos e suco de uva, apreciar a vastidão dos campos (pampa é uma palavra de origem quéchua – indígena – que significa ‘região plana’), os parreirais em forma de espaldeira e o cartão postal da cidade que é o Cerro de Palomas.
Os vinhos e sucos degustados no percurso são produzidos na unidade local da Almadén, da Miolo Wine Group. A visita à vinícola e ao primeiro free shop de vinhos brasileiros da empresa estão incluídos no bilhete do passeio. O transfer rodoviário, entre a Estação de Sant´Ana do Livramento e a de Palomas, também integra o pacote do Trem do Pampa, o visitante faz primeiro o trecho de trem e a volta de ônibus ou ao contrário.

Comercialização dos bilhetes

A venda dos bilhetes para o Trem do Pampa inicia-se dia 26 de junho, pelo site tremdopampars.com.br, central de vendas (55) 3965-0088, ou diretamente na Estação de Sant’Ana do Livramento (R. Ten. Aníbal Benévolo, 198 – Centro).
O valor do passeio é R$ 135,00 (por pessoa), crianças até 5 anos, no colo, são isentas. Cada vagão tem capacidade para 50 pessoas, totalizando 100 passageiros por passeio, e o roteiro tem duração aproximada de 3h, sendo 1h10 a bordo do trem.
Os moradores de Sant’Ana do Livramento e Rivera terão 50% de desconto no passeio durante o primeiro ano do Trem do Pampa com a campanha “Eu Sou Daqui”. Para adquirir o bilhete com o benefício do desconto (R$ 67,50 por passageiro) o morador das duas cidades participantes deverá apresentar comprovante de residência recente, no momento da compra em qualquer ponto de venda. A promoção é uma ação tradicional que a Giordani Turismo realiza anualmente na Serra Gaúcha e agora, com o início da nova operação, beneficia os moradores das cidades da Fronteira da Paz.

Terra sem-lei

Certamente você já ouviu falar na expressão “terra sem-lei”. A expressão refere-se a um lugar onde todos fazem o querem, sem pensar nas consequências, o que não é o caso do Brasil. O exemplo claro disso é a decisão, desta semana, do juiz Everton Padilha Soares, do Juizado Especial Cível da Comarca de Sant’Ana do Livramento. O magistrado condenou o

Agilidade para liberar renegociação

Só depende de votação do Senado Federal a criação de um REFIS para os débitos contraídos pelos partidos políticos brasileiros em razão de descumprimento de obrigações referentes a prestações de contas, cumprimento de prazos ou ainda por eventual uso indevido de recursos de fundos partidário ou eleitoral. A Câmara dos Deputados já aprovou a PEC que propõe o refinanciamento de