sáb, 26 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Edifício do antigo Cinema Colombo será restaurado

Prédio histórico de Sant’Ana do Livramento contará com um novo empreendimento preservando a história do cinema

Na quarta-feira (19), foi anunciada a restauração do prédio do antigo Cine Colombo, localizado na rua dos Andradas. Esse patrimônio histórico possui mais de 100 anos. Já passou por um incêndio que comprometeu boa parte de sua estrutura, atualmente o que resta são ruínas que serão devidamente restauradas e preservadas.
O imóvel não é um bem do município e sim um patrimônio histórico tombado, o que significa um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar a história e impõe ao proprietário que mantenha o bem no seu valor afetivo e cultural para a população, impedindo que venha a ser destruído ou descaracterizado.
Na oportunidade, a prefeita Ana Tarouco relatou: “Através de um trabalho realizado nos bastidores, conseguimos chegar em um ponto de equilíbrio onde prevaleceu o bom senso para conciliar o interesse privado e o interesse público, a preservação da história que gira em torno do Cine Colombo. É desenvolvimento, é cultura, é um momento a se comemorar”, comentou.
“A preservação da memória e a cultura que nos remete aos anos 50, é muito importante e por parte da prefeitura, não há mais nenhum entrave, pois o interesse é que o projeto saia do papel para que ele venha transformar o centro da cidade, ressaltando a importância da história, com olhos de futuro no turismo e toda a geração de emprego e renda”, comemorou Alex Har, diretor cultural de Sant’Ana do Livramento.
Nas palavras dos investidores, o local terá duas torres. Uma, com entrada pela rua dos Andradas; e a outra, pela rua Conde de Porto Alegre, uma vez que o terreno atinge essas duas vias. A entrada pela rua dos Andradas terá um edifício com 11 andares e contará com um espaço comercial, em uma área central do prédio, denominado Café Colombo, com sua estrutura voltada para receber eventos que evidenciem a nossa cultura, bem como galerias com um museu histórico, preservando as suas ruínas com o intuito de resgatar as memórias do antigo cinema.
Já a parte dos fundos, com entrada pela rua Conde de Porto Alegre, contará com um prédio residencial, que poderá ser considerado o mais alto da cidade com aproximadamente 25/26 andares, sendo um apartamento por andar.
Com um tom de orgulho e entusiasmo por ter frequentado o local, e por poder estar realizando a restauração desse local, o empresário Nasser Zeidan será o responsável pela obra – conclui dizendo que o projeto será diferenciado por ter muita história para contar.
Pablo Vega, também investidor, comentou: “O principal é deixar algum legado, não só construir mais um prédio, mas sim a ideia de fazer a preservação do patrimônio”.
A obra ainda está em fase de aprovação dos projetos, com uma estimativa de 05 meses para conclusão dos trâmites finais, dando assim o início das atividades de restauração que, em média terá uma duração de 04 anos, e empregará entre 100/120 funcionários diretos e mais os indiretos.

Punição exemplar para dar um basta à violência contra as mulheres

Por Patrícia Alba Se a punição severa é a única maneira de frear os crimes contra as mulheres, quando se trata de uma autoridade, como o primeiro mandatário de uma grande cidade como Viamão, a sociedade saúda e aplaude a decisão da Justiça. O prefeito Rafael Bortoletti foi condenado pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da

Nota à Imprensa — Prisão Fernando Collor

A prisão do ex-presidente Fernando Collor, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, representa uma decisão correta e justa no âmbito do devido processo legal e da punição de agentes públicos envolvidos em corrupção. Trata-se de um desfecho que respeitou todos os trâmites jurídicos e garantias constitucionais: foram observados os prazos processuais, assegurado o pleno direito de defesa e seguidas as etapas