seg, 9 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Caravana “Unidos pelo Rio Grande” chega a Rio Claro

Arrecadação de donativos se aproxima de 400 toneladas em apenas dois dias
Foto Cedida

Depois de passar por Ribeirão Preto, a caravana da solidariedade “Unidos pelo Rio Grande” chegou nesta terça-feira (28) ao município de Rio Claro. A iniciativa faz parte de um projeto idealizado pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, e o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS). A ideia foi unir as agendas públicas de Bolsonaro à mobilização das comunidades em prol dos milhares de gaúchos que perderam tudo por conta das fortes chuvas das últimas semanas.

Em apenas dois dias de roteiro, foram coletadas cerca de 400 toneladas de doações. A tendência é de que seja possível superar a meta inicial da organização, de mil toneladas de mantimentos. “A resposta da população do interior de São Paulo tem sido extraordinária. Já conseguimos preencher umas 12 carretas e caminhões. E vai muito mais. Faltam palavras para agradecer”, destacou Zucco, que está acompanhando Bolsonaro em todas as agendas.

O deputado gaúcho disse ainda que as cidades em situação de calamidade pública serão priorizadas na destinação dos mantimentos. Entidades assistenciais, igrejas e clubes do Rotary estão sendo contatadas nestas localidades para auxiliar na organização e distribuição dos itens.

Zucco ressaltou ainda a força de mobilização dos deputados estaduais Gil Diniz, Lucas Bove, Tenente Coimbra, Paulo Mansur, e também o deputado federal Ricardo Salles, todos do PL. O parlamentar citou ainda o trabalho da influenciadora Zoe Martínez. Todos usaram suas redes sociais para divulgar a ação de solidariedade.

A caravana “Unidos pelo Rio Grande” segue até sexta-feira pelo interior de São Paulo: Campinas (29), Jundiaí (30), São Bernardo (31) e Guarulhos (01). A ideia é repetir a dose pelos estados de Santa Catarina e Paraná. Em todos os locais haverá pontos de coleta de doações.

Defesa Civil

Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 469 municípios foram afetados pelos eventos climáticos. O número de pessoas em abrigos é de 48.789. No total, 582 mil pessoas permanecem desalojadas. Já a população total afetada é de aproximadamente 2,3 milhões de habitantes. Pelos menos 169 mortes foram confirmadas e 53 pessoas seguem desaparecidas. Quase 78 mil pessoas foram resgatadas das águas. O número de animais que precisou de resgate é de 12,5 mil.

Carlos Siqueira destaca encontro com Beto Albuquerque e planos para 2026 nas redes sociais

Pela manhã, tive a alegria de receber a visita do ex-deputado federal e atual vice-presidente nacional de Relações Interpartidárias do PSB, Beto Albuquerque. Conversamos sobre a atual conjuntura política brasileira, com especial atenção ao Rio Grande do Sul. Durante o encontro, também discutimos os desafios e oportunidades para 2026, ano em que Beto será candidato a deputado federal, reafirmando nosso