dom, 14 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Nicolas Galanos completa 62 anos de história em Sant’Ana do Livramento

Empresário lembra o dia em que chegou à fronteira e afirma que não há lugar melhor para se viver
Nicolas Galanos está há 62 anos na fronteira

Prestes a completar 88 anos de idade e há 62 anos morando em Sant’Ana do Livramento, o empresário Nicolas Emmnuel Galanos diz que já teve oportunidade de conhecer muitos lugares ao redor do mundo, mas que mesmo assim não trocaria a Fronteira da Paz por um motivo muito especial: a hospitalidade. Natural de Alicianos, localizada na Ilha Grega de Creta, o imigrante chegou ao Brasil em 1957. Depois de viajar de navio, juntamente com seus compatriotas, e aportar na cidade de Santos, Nicolas viajou para Sorocaba onde um primo que vivia no Brasil há 5 anos o recebeu.
Sua vinda para o Rio Grande do Sul, em 1962, se deu através de um amigo grego, fabricante de roupas em São Paulo que tinha muitos clientes gaúchos, inclusive em Livramento e no Chuí. Ele sugeriu a Nicolas que viesse conhecer as duas cidades. “Segui o conselho dele. Aproveitei uma carona de uma conhecida que ia para Porto Alegre, e de lá segui de ônibus primeiro até o Chuí. Desembarquei às 22 horas. Naquele momento não tive boa impressão, na realidade não gostei. Não havia luz. Na mesma noite, peguei um ônibus de volta para Porto Alegre. Lá consegui pegar um avião, então, vim para Livramento “
Na sua lembrança, até o dia de hoje, está aquele 12 de maio quando chegou em Livramento e foi sentar-se em um dos bancos que rodeavam o Parque Internacional. “Senti uma emoção que me reportava ao caloroso abraço da felicidade, impulsionado por uma vontade de vencer, de crescer e de ter meu próprio comércio. Na certeza de que havia encontrado o lugar certo”. Emocionado em ver uma cidade diferente, onde as pessoas falavam dois idiomas em uma praça, relembra.

O empresário comenta que foi paixão à primeira vista pela cidade, que era limpa e bonita e receptiva e que o comércio era uma maravilha onde os valores eram o dobro de São Paulo. “O movimento da cidade era muito bom, havia muitos carros importados do Uruguai circulando aqui. Voltei rápido para São Paulo para conversar com a minha esposa e organizar a vinda para o Rio Grande do Sul”, relembrou.

As lembranças de suas idas às Copas do Mundo

Segundo Nicolas, num primeiro momento, ele veio para Livramento após montar uma sociedade com seu amigo Stylianos Giorgiadis que conheceu em uma feira na cidade de Iguapi , em São Paulo. Seu amigo ficou organizando as mercadorias. Foi então que no dia 12 de maio de 1962, chegou aqui com a missão de buscar um ponto comercial, três meses depois, após, fazer amizade com seu compatriota Konstantino LinardaKi, que inclusive foi seu fiador, comprou um ponto comercial situado na Rua dos Andradas esquina com a João Pessoa onde, no dia 7 de agosto de 1962, inauguração seu primeiro empreendimento em Sant’Ana do Livramento, a Casa São Paulo.
Com o passar do tempo, acabou conhecendo Vitor Hugo Fialho, de quem se tornaria grande amigo e sócio, quando em 1970 criaram o Grupo Quadra, em cuja sociedade chegaram a ter 8 lojas. Em 1975 fundou a transportadora Fiel, também em sociedade com Vitor Hugo Fialho, e em 1976, a construtora Galanos Fialho Ltda., sociedade que existe até hoje, e desta um dos maiores empreendimentos foi a construção do Jardim Athenas e a Construção do Edifício Panorama. Cabe ressaltar que na década de 70 suas empresas geraram mais de 800 empregos diretos. Com o passar do tempo, o empresário foi diversificando seus negócios entrando no ramo da hotelaria com a criação do Hotel e Apart-hotel Acrópolis em Livramento, e também a construção do Hotel Porto Alegre, na cidade de Chania, em Creta, na Grécia com a proposta de levar um pouco do Brasil para sua terra de origem.

Germano Rigotto

Morning Express

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 8 n° 2793 Dia 13 de Julho de 2024, Sábado DATAS COMEMORATIVAS Dia do Cantor Dia dos Compositores e Cantores Sertanejos Dia do Engenheiro de Saneamento Dia Mundial do Rock TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 23° Máx 34° (Macapá-AP) 💵 Dólar Com: ⬇️ 0,2% R$ 5,43 💶 Euro: ⬆️ 0,18% R$ 5,92