seg, 17 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

A construção se inicia rumo a outubro

No início desta semana surgiu, como provável vice de Aquiles Pires (PT) nas eleições de 2024, o nome do médico Eula Marques (União Brasil). Até então, o partido de Eula tem o nome do seu presidente como pré-candidato a prefeito, no entanto, isto não serviu de empecilho para a abertura de diálogo entre o bloco Diálogos por Livramento e a sigla. Conforme informado pelo próprio Romarinho ao Jornal A Plateia, o União Brasil está conversando com vários partidos, debatendo possíveis construções, mas que ainda não tem o martelo batido sobre o futuro, pois precisa consultar a militância acerca dos temas tratados. O PT vê com bons olhos a aproximação do União Brasil, na expectativa de um reforço ao bloco de oposição ao governo da delegada Ana Tarouco.

Tranquilidade

Tem chamado a atenção o comportamento do vereador Maurício Del Fabro (PL) nas últimas semanas. Galo deixa de ter uma atuação de ataque nas horas necessárias, para um perfil moderador, expressando uma tranquilidade nas suas ações. Nesta semana, o parlamentar, que é líder do governo, foi à Tribuna para defender a harmonia e frisou que a base para as relações têm que ser o respeito e que este vem de casa.
Galo tem deixado, por sua vez, o papel de ataque nas horas oportunas à vereadora Eva Coelho (PL), que não tem tido receio nenhum nos momentos que sente a necessidade de defender a gestão dos ataques da oposição.
Del Fabro atribui seu comportamento ao amadurecimento político.

Articulação

O vereador Dagberto Reis (PT) esteve reunido nesta semana com o secretário de Administração, Matheus Medina (Republicanos), para tratar sobre o projeto que aumenta o salário dos Agentes de Saúde e de Endemias, cujos recursos vêm do governo federal. Segundo ele, o projeto chegou à Câmara sem impacto financeiro e a declaração da ordenadora de despesas. Com o projeto literalmente embaixo do braço, Dagberto e o presidente da Comissão de Saúde, Rafael de Castro (PSB), se reuniram com os servidores e com o secretário. Com a urgência e o cumprimento dos prazos regimentais, o projeto foi aprovado na última quarta-feira. Os mais de 80 Agentes de Saúde e de Endemias deverão receber já na folha deste mês de maio o novo salário, e ainda receberão retroativo. Dagberto justificou a sua iniciativa afirmando que este é um direito dos trabalhadores, garantido pelo presidente Lula e lembrou que o recurso já está na conta do município e não tem porque atrasar, por isso articulou para acelerar o processo, sempre pensando nos servidores.

Liderança

O vereador Felipe Torres foi escolhido, nesta semana, por unanimidade, como o novo líder da bancada do Partido Liberal na Câmara Municipal. O PL é o partido que possui o maior número de cadeiras no Legislativo santanense, que além de Felipe, conta com os vereadores: Eva Coelho, Maurício Galo Del Fabro e Thomaz Guilherme.
Em entrevista à Rádio RCC FM, o novo líder da bancada contou que a reunião com os colegas foi tranquila. “É uma responsabilidade grande por estar assumindo essa liderança dentro da Casa Legislativa da maior bancada, nesse momento”, comentou.
Por fim, Felipe Torres enfatizou a importância do PL e o trabalho desenvolvido pela gestão da prefeita Ana Tarouco, que também exerce a presidência do Partido Liberal em Sant’Ana do Livramento.

Questão de Ordem!

Conforme estabelece o artigo 166 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, a chamada “Questão de Ordem” é o instrumento que os parlamentares têm da possibilidade de interpelar a Presidência sobre os trabalhos, mas quanto à interpretação e aplicação do Regimento, ou seja, toda e qualquer manifestação, fora o que estabelece o livro de regras da Casa Legislativa, NÃO É QUESTÃO DE ORDEM!
Já de acordo com o artigo 167, cabe ao Presidente dirimir as dúvidas suscitadas na Questão de Ordem, apenas isso, e não provocar discussões em cima disso.
Suponho que quando se tem um Regimento, seja no estabelecimento que for, é porque ele tem uma finalidade de existência, qual seja regulamentar o andamento das atividades.
Finalizo com um questionamento: quando, reiteradas vezes o Regimento é desrespeitado, já podemos rasgá-lo ou ainda é cedo?

Expointer 2024 é confirmada para 24 de agosto a 1º de setembro

A 47ª Expointer está mantida e vai ocorrer na data prevista, de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O anúncio oficial foi feito pelo governador Eduardo Leite nesta sexta-feira (14/6), durante uma visita ao parque, que foi atingido pelas enchentes em maio. Logo na chegada ao local, Leite se reuniu