seg, 24 de junho de 2024

Variedades Digital | 22 e 23.06.24

Senador Ireneu Orth protocola PL que repassa R$ 2,2 bilhões do Fundo Eleitoral para reconstrução do RS

A proposta foi encaminhada em caráter de urgência
Senador Irineu Orth (Foto: Jeferson Rudy/Senado)

O senador Ireneu Orth (PP/RS) apresentou nessa segunda-feira (06) um projeto de lei (PL) propondo o remanejamento de R$ 2,2 bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para apoiar as obras de recuperação do estado do Rio Grande do Sul (RS). A medida é uma resposta a catástrofe climática vivenciada pelos gaúchos.

O senador alega que o estado enfrenta uma crise humanitária sem precedentes, que exige envio de recursos substanciais. “São muitas estradas, pontes e residências a refazer. Precisamos socorrer as pessoas e a alteração é um ato de justiça”, ressaltou Orth.

O projeto prevê que os valores sejam administrados pelo governo do Rio Grande do Sul, em parceria com os prefeitos das cidades afetadas. O modelo, segundo o autor, vai garantir uma abordagem coordenada e eficiente na aplicação dos fundos para a reconstrução do estado e dos municípios.

O texto aguarda despacho da mesa diretora do Senado Federal.

Banrisul firma acordo para atender clientes servidores públicos estaduais e municipais diretamente atingidos pela enchente conforme Mapa Único do Plano Rio Grande

O Banrisul e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, com a participação do Procon RS e do Procon do Município de Porto Alegre assinaram um acordo que prevê a prorrogação de operações de crédito consignado de servidores públicos do Estado e de municípios conveniados ao