seg, 15 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

A Villa Madera destaca 5 razões para a utilização da madeira na arquitetura

Madeira é autenticidade e versatilidade

A madeira é um material com tradição milenar, há registros do uso do material por diversas civilizações. Anos e anos se passaram, mas o elemento natural não se tornou obsoleto, pelo contrário, ganhou posição de destaque na sociedade moderna.

Além disso, o uso da madeira na arquitetura agrega valor, versatilidade, requinte, personalidade e qualidade sensorial aos projetos. Em razão da madeira possuir muitas vantagens em relação ao seu desempenho físico-mecânico.

Não à toa que a versatilidade da madeira desperta verdadeira paixão por sua utilização, basta observar sua presença em residências mundo afora. Mobiliários, portas, caixilhos, pisos e paredes remetem à sensação de conforto e aconchego quando revestidos com este elemento natural.

Cada vez mais, a tendência da personalização, do desejo por um móvel, uma estrutura ou fachada única fazem da madeira um material de trabalho valoroso ao arquiteto. Por sua origem natural, nenhuma madeira será totalmente igual à outra. Por isso, é um material que ajuda na criação de projetos únicos para cada cliente.

Uma estrutura em madeira pode ter texturas e cores que variam de acordo com a tipologia da matéria-prima. Móveis de madeira dão ao ambiente uma sensação de maior aconchego e pertencimento, por se tratar de um material natural a tendência da personalização, do desejo por um móvel, uma estrutura ou fachada única fazem da madeira um material de trabalho valoroso ao arquiteto.

Por sua origem natural, nenhuma madeira será totalmente igual à outra. Por isso, é um material que ajuda na criação de projetos únicos para cada cliente. Na construção civil, em forma de madeira engenheirada, é utilizada como estrutura capaz de sustentar um edifício inteiro.

Cinco vantagens de utilizar a  madeira:

1) A madeira é um dos materiais mais duráveis

Se você escolher a espécie certa, conforme o clima e a função de uso, a durabilidade do material natural se estende por anos. Com os atuais tratamentos, já é possível utilizar a madeira até mesmo em áreas molhadas. Sem contar que ela é resistente à água e à ferrugem, trazendo também conforto térmico para os ambientes.

  2) A madeira é ecologicamente correta

Está cientificamente comprovado que a madeira absorve e armazena o CO2 da atmosfera. Aliás, é o único material construtivo neutro em carbono. Sem falar que pode ser reaproveitada. Casas feitas de madeira são sustentáveis, renováveis, ecológicas e econômicas.

  3) A madeira ajuda na economia de energia

A indústria da madeira requer baixo consumo de energia. Em comparação com tijolo, pedra ou concreto, por exemplo, as construções com este elemento economizam tempo e mão de obra (no caso de estruturas pré-fabricadas). Além disso, ela é aplicável em condições climáticas adversas, como excesso de calor ou frio, justamente por oferecer conforto térmico.

  4) A madeira tem estética agradável

Possibilita uma infinidade de acabamentos e formas, tanto na parte interna quanto externa de uma residência. Pode ser combinada a diversos materiais, mas quase sempre se torna protagonista.

 5) A madeira melhora a saúde

Como se trata de um material natural, reduz o estresse e dá uma sensação de calma e relaxamento. Por isso, já tem sido empregada na arquitetura e design de interiores de clínicas e hospitais como forma de humanizar estes espaços.

Se você está em busca de materiais de alta qualidade e durabilidade para seus projetos, não deixe de conhecer a Villa Madera. Com uma equipe especializada e experiente, a empresa está pronta para ajudá-lo a encontrar as melhores soluções em madeira para seus projetos residenciais, comerciais ou industriais.