ter, 21 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Tradição e Devoção: Procissão de São Jorge acontece na próxima terça

Evento anual promovido pelo Ilê Afro Umbandista Xangô e Iansã celebra fé e solidariedade na cidade
Evento contará mais uma vez com o apoio do Executivo Municipal e a Brigada (Foto: Debora Castro/Ap)

Na próxima terça-feira (23), a fronteira celebrará o dia do santo padroeiro dos militares: São Jorge. A tradicional procissão em homenagem ao santo guerreiro, promovida pelo Ilê Afro Umbandista Xangô e Iansã, está sendo organizada para acontecer a partir da Praça General Osório.
Além da devoção católica, São Jorge é também um santo cultuado em religiões de matriz africana, como a umbanda, onde é associado ao orixá Ogum, conhecido pela sua força e coragem.
Segundo Ana Clara Silveira, também conhecida como Mãe Clara de Xangô e organizadora da celebração há 19 anos, o evento seguirá o mesmo formato dos anos anteriores e mais uma vez haverá arrecadação de alimentos não perecíveis.
“A imagem partirá às 11h do Ilê Afro Umbandista Xangô e Iansã em direção à Rua dos Andradas, onde permaneceremos em vigília até as 19h, na Praça General Osório, momento em que se dará início à procissão. Neste ano, estaremos arrecadando alimentos não perecíveis que serão distribuídos mais uma vez para entidades beneficentes da fronteira”, destacou Mãe Clara de Xangô.]

Confira a programação completa da procissão:

– 11h: saída da imagem da Rua General Neto, nº 729, até a Praça General Osório;
– 19h: início da procissão na Praça General.
O itinerário da procissão será o seguinte:
A caminhada seguirá o Contrafluxo na rua dos Andradas até o Parque Internacional, descendo duas quadras da Avenida Sarandí, virando à esquerda e subindo a Ituzaingó até a Boulevard 33 Orientales, retornando ao Parque e encerrando a homenagem.