qua, 22 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Santa Casa será sede de residência médica

Convênio binacional prevê intercâmbio de estudantes na fronteira
Diretora da Santa Casa, Leda Marisa; Reitora da UFRN, Irani Rupolo; Diretor da UTEC, Felipe Fajardo, Dra. Patrícia Viera Duarte, diretora da Universidade De Lá República Uraguai e a cônsul-geral do Brasil no Uruguai, Ana Lélia Benincá (Foto: Marcelo Pinto/AP )

A Universidade Franciscana (UFN) de Santa Maria assinou, na tarde de quinta-feira (18), um convênio com o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento. A formalização do acordo foi realizada através do Consulado Brasileiro e prevê a vinda de estudantes da área da enfermagem e medicina para estagiar no Hospital santanense.
O convênio tem por objetivo estabelecer a cooperação técnico-científica entre as entidades conveniadas com a finalidade de realizar a formação acadêmica dos profissionais, ou seja, os residentes de medicina e os estagiários de enfermagem da universidade atuarão no Hospital Santa Casa.
O documento foi assinado, mas ainda não entrou em vigor, pois estão em análise quais especialidades estarão disponíveis na fronteira, com a finalidade de realizar a formação acadêmica e técnico-científica.
Segundo a diretora da Santa Casa, Leda Marisa, o programa deve iniciar no próximo semestre. “A Santa Casa ganha muito, o hospital avança ao se aliar a uma instituição de ensino superior que irá fazer da Santa Casa: lugar de pesquisa, extensão, estágios e residência na graduação de vários cursos na área da saúde, em especial da medicina”.
Além do acordo com a Santa Casa, a UFN realizou, também, com a Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) que prevê o intercâmbio dos alunos de Santa Maria em Rivera e vice-versa.
A cônsul-geral do Brasil no Uruguai, Ana Lélia Benincá, relatou que o acordo deve trazer qualidade no serviço prestado pelos estudantes, pois dará uma ajuda para o atendimento diário à população, já que proporcionará o aprendizado de duas regiões e países diferentes entre as instituições.
A prefeita Ana Tarouco (PL) comentou em suas redes sociais sobre o convênio do Hospital. “Estamos abrindo as portas da nossa Santa Casa para os alunos de medicina e alunos de enfermagem da Universidade Franciscana para que eles possam levar pesquisa, extensão e conhecimento. […] isso é fruto de muito trabalho. A Santa Casa que tu já conheceste, agora vive um novo tempo, fruto de credibilidade e de um esforço da Direção, Executivo e todo mundo que tem somado para reerguer a Instituição”.