A Universidade Franciscana (UFN) de Santa Maria assinou, na tarde de quinta-feira (18), um convênio com o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento. A formalização do acordo foi realizada através do Consulado Brasileiro e prevê a vinda de estudantes da área da enfermagem e medicina para estagiar no Hospital santanense.
O convênio tem por objetivo estabelecer a cooperação técnico-científica entre as entidades conveniadas com a finalidade de realizar a formação acadêmica dos profissionais, ou seja, os residentes de medicina e os estagiários de enfermagem da universidade atuarão no Hospital Santa Casa.
O documento foi assinado, mas ainda não entrou em vigor, pois estão em análise quais especialidades estarão disponíveis na fronteira, com a finalidade de realizar a formação acadêmica e técnico-científica.
Segundo a diretora da Santa Casa, Leda Marisa, o programa deve iniciar no próximo semestre. “A Santa Casa ganha muito, o hospital avança ao se aliar a uma instituição de ensino superior que irá fazer da Santa Casa: lugar de pesquisa, extensão, estágios e residência na graduação de vários cursos na área da saúde, em especial da medicina”.
Além do acordo com a Santa Casa, a UFN realizou, também, com a Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) que prevê o intercâmbio dos alunos de Santa Maria em Rivera e vice-versa.
A cônsul-geral do Brasil no Uruguai, Ana Lélia Benincá, relatou que o acordo deve trazer qualidade no serviço prestado pelos estudantes, pois dará uma ajuda para o atendimento diário à população, já que proporcionará o aprendizado de duas regiões e países diferentes entre as instituições.
A prefeita Ana Tarouco (PL) comentou em suas redes sociais sobre o convênio do Hospital. “Estamos abrindo as portas da nossa Santa Casa para os alunos de medicina e alunos de enfermagem da Universidade Franciscana para que eles possam levar pesquisa, extensão e conhecimento. […] isso é fruto de muito trabalho. A Santa Casa que tu já conheceste, agora vive um novo tempo, fruto de credibilidade e de um esforço da Direção, Executivo e todo mundo que tem somado para reerguer a Instituição”.


Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos
Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana