qua, 22 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Republicanos tem pré-candidato a prefeito

Na edição passada publicamos aqui, nesta Coluna, que Sant’Ana do Livramento tinha nove pré-candidatos a prefeito. Publicamos seus nomes, partidos e fotos. Na semana passada mesmo, fui procurado pelo presidente do Republicanos e atual vice-prefeito da cidade, Evandro Gutebier, que disse estar faltando o pré-candidato do seu partido no Jornal. No caso, ele mesmo. A informação que tínhamos era que Evandro já era pré-candidato a vice na chapa de Ana Tarouco (PL), mas ele registrou que também é pré-candidato a prefeito. Sendo assim, cumprindo com o princípio da imparcialidade, registramos aqui, no mesmo espaço dos demais, que Evandro Gutebier é pré-candidato a prefeito de Sant’Ana do Livramento pelo Republicanos, na medida em que retificamos a informação de que nãoseriam nove pré-candidatos, mas sim dez.
Assim como frisado na edição passada, reitero que este é o cenário atual, não sendo definitivo, até porque as definições com relação aos nomes oficiais para o pleito de 2024 serão dadas somente após as convenções partidárias, no ínicio do segundo semestre.

Saiu do papel

Foi anunciado pela prefeita Ana Tarouco (PL), juntamente com a vereadora do seu partido Eva Coelho (PL), que Sant’Ana do Livramento passou a contar com a famosa “Ambulância Social”, uma ideia da parlamentar que até então não havia saído do papel.
A proposta consiste em realizar atendimentos de Saúde aos domiciliados e deverá possuir um cronograma semanal. Entre os serviços prestados está o acompanhamento familiar, a substituição de curativos e orientações para os cuidados básicos.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura, Ana e Eva fazem o anúncio juntas, demonstrando uma afinidade.
De acordo com a vereadora, o objetivo é atender a necessidade da população santanense como forma de ampliar o acesso à saúde, principalmente aos usuários do SUS e, além disso, com principios de atenção domiciliar, ou seja, levar a saúde até o paciente e não o inverso.
Eva acredita que a “Ambulância Social” ainda colaborará com a humanização do atendimento a aquelas pessoas que necessitam de cuidados.

A criança está nascendo e Quem será o pai?

Quem nunca ouviu a expressão “pai da criança” na política?
Então, com o anúncio de 425 unidades habitacionais para Livramento através do programa “Minha Casa, Minha Vida” parece que os ânimos se exaltaram no meio político. Inclusive, virou até motivo de discussão na Câmara Municipal quem tinha legítimidade para fazer cadastramentos de pessoas interessadas. Ora, será que quem grita no microfone fazendo nada mais, nada menos que alarde, realmente trabalhou para conquistar os projetos para Sant’Ana ou quer somente ser o pai da criança de um filho que nem é seu?

“Jamais pegaria uma lâmpada”

Chamou-me a atenção um trecho da fala da secretária municipal de Turismo e Cultura de Sant’Ana do Livramento, Sandra Pontes (PL), durante a coletiva de imprensa de apresentação da 39ª Campereada Internacional, onde ela fez referência às denúncias que o evento vem sofrendo pelo vereador Enrique Civeira (PRD), afirmando: “Sempre que formos questionados nós iremos responder com a consciência muito tranquila, mas pautados na seriedade e na honestidade. Eu sou capaz de falar que jamais seria capaz de pegar nenhuma lâmpada de lugar nenhum. Fica a dica”. Evidentemente que não é possível afirmar, mas não se descarta a hipótese de que Sandra estivesse fazendo referência a uma setença condenatória assinada pelo juíz Gildo Meneghello Jr. em 10 de junho de 2020, onde Civeira foi condenado por ”apropriar-se indevidamente de 3.558 lâmpadas e 669 reatores” de uma universidade em que era chefe do setor de compras.
O processo prescreveu, com isso foi extinta a punibilidade do réu, no caso Civeira. No entanto, isso não significa absolvição, ao contrário do que o próprio vereador ventila. Afinal, se ele tivesse sido absolvido não existiria uma sentença CONDENATÓRIA, não é mesmo?

Ico de volta

Foi confirmado pelo presidente municipal do PDT em Livramento, Sigmar Martins, que o ex-prefeito Ico Charopen é pré-candidato a vereador pelo partido nas eleições deste ano. Em um evento nesta semana, Ico entregou uma rosa ao pré-candidato a prefeito do PT, Aquiles Pires.

Se ele não quer, eu quero!

Após ser informado que Evandro Gutebier fez questão que seu nome saísse no jornal como pré-candidato a prefeito, o vereador Felipe Torres (PL) comentou ao vivo na RCC FM que recebeu a declaração do vice-prefeito com surpresa, pois seria o nome natural a vice de Ana Tarouco (PL) na eleição, mas ao mesmo tempo com tranquilidade , pois segundo ele nomes não faltam para uma eventual substituição. “Se ele não quiser, inclusive eu posso me colocar à disposição, não tem problema!”

Esquenta das Eleições

Recebemos esta semana, no programa “Esquenta das Eleições”, na Rádio RCC FM, duas lideranças evangélicas e pré-candidatos nas eleições de 2024. Na terça-feira conversamos com o bispo André Pinheiro (Podemos), pré-candidato a uma vaga na Câmara e na quinta-feira com o apóstolo Fernando Pires, um dos nomes do PRD para a Prefeitura.

1 ano

A Coluna Radar da Política completou um ano no último dia 15 de abril.
Lá se foi o primeiro ano de diversas edições visando informar os leitores do Jornal A Plateia sobre os acontecimentos na política local e regional. Aqui procuro trazer feitorias e ações de políticos das mais diversas ideologias, bem como análises de conjuntura. Este ano tem sido e ainda será o mais desafiador em virtude das eleições municipais, mas tenho a certeza que, como sempre, o Grupo A Plateia fará uma cobertura magnífíca em benefício da democracia e a Coluna Radar da Política será um dos instrumentos utilizados para que isso aconteça.
Por esse motivo, deixo aqui o meu agradecimento aos diretores do Jornal A Plateia pela confiança em mim depositada para que eu pudesse assinar, há um ano, uma Coluna sobre um tema tão vital a sociedade e espero que eu possa, através da famosa página 8, continuar deixando os santanenses a par daquilo que acontece acerca do cenário político.
Agradeço sobretudo a vocês, caros leitores, por acompanharem este espaço semanalmante, afinal não existiria jornal se não houvesse leitores. Seguimos!