ter, 21 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Caminhos do pampa

Reuniu expressivo número de participantes a caminhada pela Trilha do Cerro do Jarau, realizada no sábado, 6 de abril, em promoção conjunta da Associação do Caminho do Pampa, Prefeitura de Quarai e Estância Santa Rita do Jarau. O evento marcou a criação da trilha, que integra Quaraí às demais trilhas já demarcadas na região Fronteira Oeste, especialmente na área da Apa do Ibirapuitã. O roteiro turístico Caminho do Pampa, que faz parte da Rede Brasileira de Trilhas, deverá receber caminhantes peregrinos de várias cidades da região e do Estado. A Prefeitura cedeu um ônibus, uma ambulância para primeiros socorros e também um fotografo para registrar o passeio, que contou com as participações de caminhantes de Livramento, Alegrete, Rosário e Uruguaiana, além de Quarai e da vizinha cidade de Artigas, no Uruguai. A caminhada teve como guias Katia Lagreca, Guilherme Gazapina e Cusso e após a trilha o grupo foi recebido na sede da Fazenda Santa Rita do Jarau, com um excelente almoço campeiro. A Associação do Caminho do Pampa já está tratando a criação da Rede de Trilhas no Uruguai para integrar as trilhas da região.

Critério

O bloco Diálogos Por Livramento não pretende apressar a escolha de um vice para a chapa com Aquile Pires para a Prefeitura de Livramento. A retirada do PSB, tido como mais provável na indicação do nome do vice de Aquiles, abriu uma lacuna importantante na estrutura do bloco. Todos os partidos que integram o bloco podem indicar nomes e o bloco ainda mantém a porta aberta a outras legendas que possam se integrar ao grupo. A única certeza é que o escolhido deverá estar alinhado nas lutas do campo popular e comunitário.

De Livramento para o norte

O comandante do Comando Militar do Sul, Cel. Hertz Pires do Nascimento, informou durante a durante cerimônia do Dia do Exército realizada nessa sexta, 19, que o Rio Grande do Sul deverá enviar um contingente formado por cerca de 150 militares de Livramento, Bagé e Jaguarão, para atuar durante um período na fronteira do Brasil com a Guiana, reforçando a presença do Exército Brasileiro em Roraima. Essa movimentação foi intensificada desde que a Venezuela ameaçou tomar uma parte do território da Guiana, a província de Essequibo, rica em petróleo e disputada historicamente pelos dois países.

Verba para veículos

Legítimamente considerado presidente de honra do PL santanense – sigla que praticamente carregou sozinho durante muito tempo na Fronteira -, o assessor parlamentar José Honório “Camucho” acompanhou nessa semana a entrega, à prefeita Ana Tarouco, atual presidente do partido, da comunicação oficial de uma emenda de R$ 350 mil para aquisição de veículos pelo Município. O valor foi solicitado pelo próprio Camucho ao deputado federal Giovani Cherini e intermediado pelo deputado estadual Paparico Bacchi.

República Negra

Vai ser realizado neste domingo, 21, o sorteio de quatro passaportes para o Parque Termal Amsterland, em promoção do movimento Repûblica Negra visando arrecadar recursos para concluir a obra da sede da entidade. Cada número pode ser adquirido pelo valor simbólico de R$ 5,00, pelo watts: (55) 984035090.

Gurizada na política

A Câmara de Vereadores já definiu para o dia 16 de maio a realização da edição deste ano do projeto “Vereador Por Um Dia”, que proporciona a estudantes das redes municipal e estadual conhecerem de perto a rotina político-administrativa, vivendo por um dia a experiência da atividade legislativa. Estudantes das escolas Cyrino Luiz de Azevedo, Liberato, Instituto Livramento e CAIC Sylvio Ribeiro vão disputar “eleições” para o cargo de vereador e os eleitos viverão um dia como integrantes da Câmara Municipal.

Encontro

Vereador Lídio “Melado” Mendes quer incluir, na programação do Encontro Estadual de Vereadores que acontecerá em Livramento no mês de junho próximo, um city-tour pelos principais pontos turísticos de Livramento. Defende que é uma oportunidade de divulgar as atrações do município.

Memória

Escola Professor Chaves prepara E-Book, comemorativo a seus 80 anos, reunindo depoimentos de ex-alunos do educandário.

Atapel mobilizada

Integrantes da diretoria da Associação de Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Livramento – ATAPEL, acompanhados pelo presidente da Comissão Provisória do Podemos local, Germano Camacho, estiveram em audiência com o secretário adjunto de Desenvolvimento Social do Estado, professor Gustavo Saldanha, tratando detalhes do encaminhamento de um antigo projeto da entidade, prevendo um acordo de cooperação entre o Estado e o Município para melhorar os serviços prestados aos associados, que finalmente ganha apoio do Poder Executivo Municipal, graças à intervenção pessoal da prefeita Ana Tarouco. O encontro foi intermediado pelo gabinete do deputado Beto Fantinel e ainda teve a participação da assessora da Secretaria do Desenvolvimento Rural do Estado, Adriana Albuquerque.