ter, 21 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Nutricionista Fabiana Aguirre esclarece sobre a interferência do café na saúde

Café: benefícios e riscos associados ao seu consumo.

O café é, depois da água, a bebida mais consumida em todo o mundo, seu gosto é inconfundível e, cada vez mais, pesquisadores descobrem seus vários benefícios à saúde, inclusive para quem consome café descafeinado, pois já foram registrados efeitos positivos na saúde também.

Existem várias maneiras de se preparar um bom café, e as formas de preparo mais tradicionais e conhecidos no Brasil, são: café fervido (sem filtração do pó), filtrado (filtro de papel), café à brasileira (filtro de pano) e café expresso, além do uso do café instantâneo ou solúvel.

Para que o café tenha efeitos positivos no organismo, é recomendado como dose diária de 300 a 400 miligramas de cafeína, quantidade equivalente de quatro até cinco xícaras pequenas, podendo variar de uma pessoa para outra, e para gestantes o consumo é reduzido para menos de 150 miligramas.

Alguns benefícios do café:

– Ajuda no emagrecimento;

– Alivia o estresse e melhora o humor;

– Auxilia na digestão;

– Melhora o desempenho físico e mental;

– Reduz dores de cabeça;

– Tem efeito antioxidante e anti-inflamatório;

– Contribui para a longevidade.

Além de ajudar a prevenir algumas doenças, como a Diabetes Mellitus tipo 2, doença de Parkinson, Alzheimer, depressão e as hepatopatias (cirrose e o hepatocarcinoma), ainda auxilia na redução de problemas cardiovasculares, de acordo com estudo publicado pela Revista de Nutrição do Brasil.

O consumo moderado do café, não é prejudicial à saúde para pessoas saudáveis, mas o excesso pode desencadear efeitos indesejados, como:

– Insônia;

– Dor de estômago;

– Sensação de irritabilidade;

– Batimentos cardíacos irregulares(arritmia).

E algumas pessoas podem ser mais sensíveis ao consumo do café, podendo ocorrer um aumento da pressão arterial e elevar o colesterol (caso já tenha esse marcador elevado), revelado pelo estudo.

Lembrando que o café não é remédio, a cafeína é um dos vários componentes que favorecem a obter esses benefícios, existem outros elementos que ajudam nesse processo.

“Aos adoradores dessa bebida tão exclusivista como é o café, é importante conhecer esses fatores, e incluir o café na rotina de forma saudável e entender como aproveitar os benefícios comprovados do grão, tornando-o parte de um estilo de vida.”

 

“Então:  Acorda! E vem tomar um café!”

A Dra. Fabiana atende na Vida Card Livramento e também faz atendimentos on-line, agende sua consulta através do número (51) 981013103 para consultas on-line ou se você preferir atendimento presencial, entre em contato com a Vida Card, fone (55) 3244-4433.
Fabiana Aguirre Alves

Nutricionista – CRN2/11463P

Pós-graduanda em Emagrecimento e Hipertrofia – IPGS

Chef de Cozinha
Telefone: (51) 981013103
Facebook: Fabiana Aguirre Alves
Instagram: fabi_aguirrealves