seg, 29 de abril de 2024

Variedades Aplateia | 27 e 28.04.24

Olhar para o futuro

Foto Cedida

Uma das minhas principais bandeiras políticas são as Escolas Cívico-Militares. Sou o autor da Lei Estadual 15.401, que criou o modelo gaúcho deste formato de ensino. A iniciativa nasceu durante o governo Jair Bolsonaro. No entanto, com a chegada do PT ao poder, todos os avanços e conquistas que tivemos na educação nesses últimos corriam o risco de desaparecer. Porque a esquerda é contra a disciplina, o respeito e a meritocracia em sala de aula. E eles queriam extinguir as ECMs.

Mas a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou um projeto importantíssimo, que visa garantir a manutenção das atuais escolas e fortalecer esse modelo. A proposta, de autoria do deputado estadual Delegado Zucco e da bancada do Republicanos, autoriza o Palácio Piratini a instituir o Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares. Estamos seguindo o que os governos do Paraná, Mato Grosso, Goiás e São Paulo já fizeram. Porque esse é um sistema de ensino testado e aprovado por pais, alunos e professores.

Nenhuma escola estadual ou municipal será obrigada a aderir, mas aquelas que quiserem participar seguirão essas diretrizes após uma ampla consulta pública entre a comunidade escolar. É importante ressaltar que esse programa atende, preferencialmente, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, naquelas escolas que apresentam baixos índices de rendimento escolar.

Hoje, o Rio Grande do Sul conta com 26 escolas estaduais e 60 municipais que adotam o modelo cívico-militar. Eu não tenho dúvidas que esse número vai crescer nos próximos meses. Há uma fila de espera de cidades que querem contar com esse formato, que utiliza servidores da Brigada Militar e militares da reserva como monitores. E uma das grandes novidades é que esse projeto aprovado pela Assembleia Legislativa vai permitir a utilização de guardas municipais dentro das escolas.

Por fim, deixo meus cumprimentos e o agradecimento pessoal a cada um dos 30 deputados estaduais que votaram favoravelmente ao projeto. Ao dizerem sim a esta proposta, vocês garantiram um futuro melhor para milhares de crianças e adolescentes.

Uma parceria histórica que se fortalece

Fernando Lemos Nas últimas décadas, a sociedade passou por profundas transformações. Elas têm relação com a tecnologia, mas vão muito além: ocorrem com os hábitos, costumes e expectativas dos consumidores. As pessoas exigem experiências cada vez mais personalizadas e ágeis, que deem praticidade e comodidade. E como se constrói isso? O digital é parte da resposta, mas não é só

Morning Express

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 8 n° 2718 Dia 29 de Abril de 2024, Segunda-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia do Crítico Teatral Dia Internacional da Dança TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 25° Máx 33° (Boa Vista-RR) 💵 Dólar Com: ⬇️ 0,89% R$ 5,11 💶 Euro: ⬇️ 1,15% R$ 5,47 📊 Ibovespa: ⬆️ 1,51% 126.526 pts 🪙 Bitcoin: ⬆️