seg, 15 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Escola Professor Chaves realiza projeto Plante uma Crotalária

Educandário estadual vive nova fase de incentivo à biologia

A direção da Escola Professor Chaves está desenvolvendo o projeto Plante uma Crotalária, com intuito de ensinar e explicar para os alunos os processos da planta e sua importância.
O diretor da instituição, Daniel Tavares, destaca como surgiu a ideia do projeto. “O projeto teve origem em uma das formações de diretores que fui e dali surgiu a informação. Trouxemos para a escola e fizemos um trabalho de pesquisa com os professores e alunos e agora começamos a adotar esse projeto, que com certeza é inovador na cidade. Pesquisamos e vimos que existe em outros lugares do Brasil”.
A planta Crotalária é uma leguminosa de rápido crescimento, que é muito utilizada para adubação verde e controle de nematoides, que são pequenas larvas que atacam as plantas. A Crotalária também é excelente na fixação biológica do nitrogênio. São plantas anuais, de caule ereto semilenhoso e ramificado na parte superior. Possuem raízes pivotantes, capazes de penetrar profundamente no solo, tendo, por isso, a capacidade descompactante.
Além de combater os nematoides, a crotalária também é utilizada para reduzir os riscos de erosão, melhorar a retenção de água e aumentar os nutrientes, entre outros objetivos.
As principais utilizações das diferentes espécies dessa planta são:
– Recuperação do solo;
– Adubação verde;
– Controle de plantas daninhas;
– Produtividade das lavouras.
Existem três tipos principais de crotalárias: Spectabilis, Juncea e Ochroleuca.
A Spectabilis é uma leguminosa cuja principal característica é ser má hospedeira de nematoides, considerada a mais eficiente na redução da população da maior parte dos vermes microscópicos.
A Juncea tem o crescimento muito rápido e vigoroso, é a espécie que produz a maior quantidade de biomassa no menor tempo que fornece nitrogênio em maior quantidade.
A Ochroleuca tem o ciclo relativamente longo, é agressiva e rústica, resistente às condições adversas de clima e solo por causa das raízes profundas que rompem as camadas adensadas do solo.