dom, 21 de abril de 2024

Variedade Aplateia | 20 e 21.04.24

Castramóvel chega em Livramento

Segundo a Prefeitura, o veículo deverá realizar 50 castrações semanais
Foto: Gabriela Lopes/AP

Chegou em Sant’Ana do Livramento, nesta segunda-feira (1º), o Castramóvel para atender os animais da cidade. De acordo com a Prefeitura, o veículo entrará em funcionamento em breve, realizando aproximadamente 50 castrações semanais, totalizando uma média de 200 por mês. Ainda de acordo com a Prefeitura, o Castramóvel sempre foi uma solicitação muito forte da comunidade santanense, devido ao aumento gradativo da população de cães e gatos.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio RCC FM, o secretário Municipal de Agricultura, Edu Gutebier, relatou sobre quais públicos o Castramóvel começará atender. “A princípio iremos atender as pessoas que possuem o Cadastro Único e os animais em situação de rua […] estamos ajustando alguns detalhes e esperando a visita do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) para começar a operar”.

A secretária adjunta, Camila dos Reis, comentou sobre a formação da equipe. “Ainda não temos uma data marcada para iniciar, mas estamos trabalhando para formação de uma equipe qualificada para operar esses animais. Também estamos comprando medicamentos e, futuramente, pretendemos ampliar esse atendimento para outros públicos”.

Até quando mulheres serão mortas por serem mulheres?

Revoltante. Esta é uma das palavras que pode ser utilizada para adjetivar os casos de feminicídios que estão acontecendo na Fronteira “da Paz”. Onde está a sociedade quando um crime desses acontece? Sim, sociedade. Apesar dos territórios, sejam eles brasileiro ou uruguaio, terem por dever garantir a segurança dos seus cidadãos, todos que fazem parte da comunidade têm uma parcela