dom, 21 de abril de 2024

Variedade Aplateia | 20 e 21.04.24

Radar da Política | Olho no olho

Embora a prestação de contas do Executivo à Câmara, na última segunda-feira, tenha sido tranquila, em apenas um momento o presidente da Câmara interferiu na resposta de um secretário a um parlamentar: foi quando a responsável pela Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sandra Pontes, se aproximou do vereador Enrique Civeira (PRD) para responder os questionamentos do edil a respeito da Campereada do ano passado.
É sabido que Civeira é um ferrenho opositor do governo e que os integrantes da gestão não têm nenhuma simpatia por ele, no entanto o que foi pedido por Melado foi respeito por parte da secretária.
O episódio causou divergências, alguns acreditam que Pontes faltou com o respeito, já outros sustentam que ela não fez nada demais, apenas foi responder olho no olho.

A disposição do PDT

Filho de políticos, criado no ambiente da militância, Cezzar Santana Mendina, atual vice-presidente do PDT em Sant’Ana do Livramento, contou sobre sua trajetória dentro do partido durante o “Esquenta das Eleições” desta semana. Em seu relato, Cezzar externou ao público como eram as reuniões da sua família, como era o Natal, por exemplo, de diferentes ideologias, familiares debatiam acerca do cenário político, o que fez com que ele tivesse interesse no tema desde criança. Ele filiou-se ao PDT com 17 anos. Sobre 2024, Cezzar disse que está à disposição para ajudar o seu partido. Mendina afirmou que se a sua sigla partidária entender que ele deve ser candidato a vereador, ele será, caso contrário também acatará e contribuirá para a construção de um novo projeto para administrar Livramento. Ele endossou seu apoio à pré-candidatura de Aquiles Pires (PT) à Prefeitura e fez fortes críticas ao governo da prefeita Ana Tarouco (PL).

Pelo campo

O vereador Leandro Ferreira (PT) esteve reunido, nesta semana, com o prefeito em exercício, Evandro Gutebier (Republicanos), para tratar sobre a rede de água do Assentamento Ibicuí, bem como sobre a manutenção do poço do assentamento Coqueiro. Seguindo nas pautas pelos produtores rurais, também foi abordado pelos agentes políticos o andamento da licitação da quadra do Assentamento São Leopoldo. No término da reunião, atendendo a uma demanda do vereador Leandro, Evandro determinou que fosse realizada a manutenção da estrada que dá acesso ao assentamento União Rodeiense.
Também foi destacado no encontro o respeito entre os dois, que embora em lados opostos, tem capacidade de diálogo para solucionar problemas da comunidade.

“Pode ou não pode esse guri?”

Nesta semana, recebemos no “Esquenta das Eleições”, um fenômeno das redes sociais atualmente: o influencer digital Giovani Romero, que agora também é pré-candidato a vereador pelo Podemos.
Em uma conversa, de aproximadamente uma hora, ele contou sobre a sua vida pessoal, profissional e política. Registrando um depoimento fantástico sobre a diversidade e autoaceitação.
Romero contou sobre sua relação com a Igreja Evangélica e pretensões para o futuro.
Candidato a vereador em 2012, o agora influencer, pretende novamente colocar seu nome à disposição da comunidade santanense em 2024.

Até quando mulheres serão mortas por serem mulheres?

Revoltante. Esta é uma das palavras que pode ser utilizada para adjetivar os casos de feminicídios que estão acontecendo na Fronteira “da Paz”. Onde está a sociedade quando um crime desses acontece? Sim, sociedade. Apesar dos territórios, sejam eles brasileiro ou uruguaio, terem por dever garantir a segurança dos seus cidadãos, todos que fazem parte da comunidade têm uma parcela