Uma ocorrência com uma van do transporte escolar rural, que realiza a linha entre Santa Rita, na zona rural de Sant’Ana do Livramento, e o centro da cidade acabou deixando os pais em alerta, na manhã desta quinta-feira (14). Segundo relato de Silvana Alves, mãe de duas alunas da escola Alceu Wamosy, as filhas presenciaram a porta do veículo emperrando durante a viagem.
A porta teria ficado emperrada com os alunos dentro. “Imagina você embarcar seu filho numa van com a porta emperrada. Eles tiveram que, praticamente, estourar a porta para um aluno sair na hora em que chegou em casa, a porta pode muito bem se soltar na faixa e causar o pior […] minha filha sai aqui de casa às 05h30 para chegar na escola às 07h50, essa empresa ganhou a licitação, beleza, mas ela quer fazer toda a rota com um ou duas van e não consegue, porque tem que entrar em muitos corredores e tem aluno que embarca antes da 05h da manhã e vai chegar em casa quase às 16h […] meu sentimento é de indignação, imagina num calor desses, as crianças naquele meio, um descaso total”, comentou Silvana.
O transporte escolar rural da rede estadual de ensino, em Livramento, é terceirizado. A 19ª Coordenadoria Regional da Educação ficou sabendo no momento desta reportagem e entrou em contato com a empresa, pois no contrato os veículos precisam estar em boas condições e em manutenção, a coordenadoria pede para os pais entrarem em contato informando quais as condições dos veículos pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (55) 8454-6423.
Procurada, a coordenadora da 19ª Coordenadoria Regional da Educação, Ana Alice, disse que tomou conhecimento e notificou a empresa para que, no prazo de 24 horas, se manifeste quanto aos fatos mencionados e apresente uma solução do problema. “A 19ª Coordenadoria Regional de Educação manifesta sua preocupação e zela pela segurança dos alunos”, finalizou a coordenadora.