qui, 25 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital l 20 e 21.07.24
Aplateia Digital l 20 e 21.07.24

Última Edição

Utilização de cães de pastoreio contribui para o aumento de produtividade na ovinocultura, afirma técnico do SENAR

Curso gratuito do SENAR oferta formação aos produtores

Um dos grandes problemas enfrentados pelos ovinocultores, em geral, é a falta de mão de obra qualificada para atuar nas propriedades, neste sentido a utilização de cães de pastoreio para o trabalho com os rebanhos pode ser uma ferramenta extremamente eficaz da porteira para dentro. Ainda mais em propriedades rurais que possuem um número grande de ovinos.
Neste sentido, a utilização de cães pode ser uma alternativa não só mais econômica, mas também mais produtiva, pois segundo o técnico do SENAR/RS, Dilermando Barros, que nesta semana esteve ministrando curso em Sant’Ana do Livramento, enquanto um funcionário consegue manejar até 250 ovinos sozinho, com a utilização de um cão adequado e treinado esse número sobe para até 3 mil animais.
Segundo o técnico, não se trata de substituição de funcionários na atividade, mas de um trabalho em conjunto com a utilização desses animais. “Nós podemos otimizar os processos e melhorar o trabalho, além de ainda cuidar da questão do bem-estar animal, através do treinamento do Border Collie, que já utilizo há muitos anos, o que me possibilitou conduzir rebanhos de forma eficaz, sem proporcionar estresse aos animais e utilizando a menor mão de obra possível”.
No curso ofertado pelo Sindicato Rural, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural, e que aconteceu entre os dias 4 a 6 de março, os participantes tiveram a oportunidade de receber noções básicas de comando e condução dos animais, e na parte prática aplicar o conhecimento adquirido. “Esse nosso curso é basicamente com o Border Collie, pois ele tem características únicas para condução de rebanho, não é à toa que dois terços dos rebanhos no mundo são conduzidos por essa raça. Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos já utilizam muito esses animais no trabalho com as ovelhas, onde inclusive aqueles funcionários que possuem animais adestrados têm o seu salário melhorado como forma de incentivo, porque esses cães fazem a produtividade aumentar significativamente. Qualquer pessoa está apta a aprender a adestrar um cão, é uma atividade que não tem necessidade de nenhum tipo de diploma, basta estar interessado em aprender um jeito novo de lidar com os animais”, destacou.

Agricultores familiares podem encaminhar propostas para compra e distribuição de sementes para Conab

Nesta quinta-feira (25), Dia Internacional da Agricultura Familiar, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começa a receber as propostas para a compra e distribuição de sementes e materiais propagativos, como mudas, entre outros, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os recursos para a aquisição serão repassados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à

O que se passa por estes pagos? Teriam as chuvas e ventos de maio levado no arrastão o respeitável futebol dos gaúchos?

Inter e Grêmio estão de cócoras. Quando veremos multidões nas ruas celebrando conquistas, erguendo taças, ostentando com júbilo suas coloridas camisetas? O Inter está perdendo para ele mesmo, e para ele mesmo está perdendo o Grêmio. A quem atribuir a responsabilidade? Ao fortuito exílio, motivado pelos alagamentos? Aos jogadores, cujos salários mensais equivalem a anos de salário-mínimo? Aos técnicos? Conselheiros?