ter, 30 de setembro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

De Lá, pra Cá | O Reino do Contraste

“Você pode fazer seu próprio inferno ou paraíso, viver como quiser”, diz a música da banda Madness. “Desde os mais pobres até as maiores estrelas […] Do centro até seus pontos mais afastados”. A descrição é bastante óbvia e o local dispensa maiores apresentações: Londres, a capital inebriante do velho continente.

O lindo cenário que nasce à noite

A cidade é um menu interminável, de onde você escolhe as experiências que deseja viver, o ambiente a explorar e o estilo de vida a se ter. Ficar longe do clichê “este é um dos lugares mais cosmopolitas do mundo” parece impossível – mas tentarei pintar o cenário: em Londres você pode decidir visitar as múmias no British Museum ou aprimorar seus estudos em moda naquele santuário da Alta Costura; ser budista ou punk rocker; passar os dias em parques explorando a natureza ou absorver cultura em sua infinidade de exposições gratuitas (sim, gratuitas). Um lugar para os livres de espírito, onde se pode fugir do padrão sem medo de julgamentos. Cada um na sua.
Falando em diversidade, é espantoso como um simples trajeto no famoso ônibus vermelho o levará a um passeio multifacetado, passando a sensação de se visitar três ou quatro cidades diferentes no percurso. Embarque em Hampstead – a personificação da sociedade aristocrática pela qual Londres já foi conhecida, com seus edifícios georgianos bem preservados – um espetáculo a ser visto; continue por Camden Town, o

Kensington Gardens. Meu lugar favorito de contemplação e calmaria

famoso bairro alternativo de Amy Winehouse, e observe a atitude “vale tudo” do lugar, com suas criativas apresentações de rua e muita música ao vivo. Chegue à Russel Square, a área crème de la crème, onde conhecerás o que é real elegância, viajarás pela história da construção de pensamentos que mudaram o mundo – e aqui falo do Bloomsbury Group de Virginia Woolf e seus contemporâneos – com uma localização prática, já que os principais destinos turísticos estão a poucos passos (está bom para você?).
Isso sem falar das compras, da referência musical, da história que influenciou o mundo, do famoso “Mind the Gap” do metrô, das construções milenares que fascinam os olhos e, CLARO, dos famosos pubs!
O que mais me encanta é que não há espaço para a monotonia. A cada esquina, a cidade pulsa. Aos meus olhos, Londres é a fonte vívida onde a heterogeneidade da cultura e das experiências borbulha e fervilha, cativante de todos os ângulos. London é a perfeita sintonia entre a modernidade e o forte apego à tradição: é como uma costura, invisível, elaborada nas camadas mais profundas, mas que sabemos que está lá, e que é resistente e intrigante – e apaixonante.

*Texto original em inglês, escrito, traduzido e adaptado por mim, sempre com contribuições da brilhante colega fronteiriça Veronica González.

TCE-RS promove encontro nacional para debater gestão de pessoas no setor público

  O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), realizou, nesta segunda-feira (29), a cerimônia de abertura do XV Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil. O evento ocorre até o dia 1º de outubro, no auditório Romildo Bolzan do TCE-RS, em Porto

Leilão Parceria Genética oferta 400 fêmeas e 50 machos em leilão no dia 2 de outubro

No dia 2 de outubro, no Sindicato Rural de Santana do Livramento (RS), a Parceria Genética, resultado da união entre as propriedades La Coxilha, de Cacequi (RS), e Sossego Angus e Brangus, de Santana do Livramento (RS), irá colocar em pista alta qualidade genética com exemplares das raças Angus e Brangus. Com uma oferta de 400 fêmeas e 50 machos,

“Executou o pai, foi fumar maconha e seguir a vida como se nada tivesse acontecido”, diz delegado da DRACO

Uma coletiva de imprensa estarrecedora revelou os detalhes de um dos crimes mais brutais e friamente planejados dos últimos anos na Fronteira Oeste. Um adolescente foi apreendido após confessar o assassinato do próprio pai com um tiro na nuca, motivado por razões patrimoniais. Segundo as investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), o jovem teria arquitetado