dom, 21 de abril de 2024

Variedade Aplateia | 20 e 21.04.24

Bastidores | Confirmados projetos habitacionais

Já foi assinado formalmente, pelo Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, o decreto que institui o programa “Imóvel da Gente”, que promove a democratização patrimonial de imóveis da União. Esse programa vai destinar 500 imóveis que se encontram sem utilização administrativa ou social, em 200 municípios brasileiros, para outros entes federativos, movimentos sociais e setor privado, objetivando a construção de habitações populares e equipamentos públicos.
O decreto assinado pelo presidente Lula confirma o anúncio que havia sido feito em setembro do ano passado pelos vereadores Aquiles Pires, Dagberto Reis e Leandro Ferreira, após reunião com o Secretário Nacional do Patrimônio da União, Lúcio Andrade (foto), durante visita a Brasília. Dagberto Reis, que esteve nessa semana na Secretaria de Patrimônio da União (SPU) no Rio Grande do Sul, junto com seus colegas vereadores Aquiles Pires e Leandro Ferreira, informa que está confirmada a inclusão de dois imóveis em Sant’Ana do Livramento entre os 10 imóveis destinados para essa finalidade em cinco cidades gaúchas. Os locais escolhidos ficam na Av. 24 de Maio, no centro da cidade, e no Jardim Alvorada, no acesso ao Porto Seco pela BR-158. Segundo ele, os dois projetos de Livramento – incluídos no Minha Casa Minha Vida Entidades -, já estão classificados como grau superior na hierarquização, o que deverá agilizar o início das obras ainda no primeiro semestre deste ano.

Semana de homenagens à mulher

O CTG Presilha do Pago da Vigia realiza na próxima sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, seu tradicional evento de reconhecimento e homenagem às mulheres que se destacam em diferentes áreas de atividade em Sant’Ana do Livramento. O evento social de entrega do Troféu Mulher Destaque já vem sendo realizado há vários anos.
Nesta edição, as homenageadas são: Alesandra Drawanz Arena, Matusa Mendes da Trindade, Gladys Helena de Souza Pereira Vieira, Caren Cristina Simões Couto, Odema Ribeiro Fernandes, Manuela Soares Pinheiro, Maria Helena Aseff, Roseli Ribeiro Ortiz, Rita De Cassia Leite Machado Assmann, Maria Umbelina Drekener dos Santos, Angela de Davi Nunes, Andréa da Costa Nunes, Vivian Moraes Torbes, Angelica Segui, Almerinda Peres Cunha, Ana Lélia Beltrame, Alissandra Felipette, Bianca Gonçalves dos Santos, Bruna Vitória de Melo Valdomir, Ana Maria Soutal de Macedo, Gledy Paz Andrades, Cláudia Ribeiro Cartana, Lucia Helena Perez, Tania Regina Machado de Machado, Raquel Gadret Levy, Krisellen Rangel Guedes, Alexandra Mendes Quevedo, Juliana Lemos Prates, Angelita Silva do Prado Lima e Marcia da Costa Pereira.
Os convites podem ser reservados pelos telefones (55) 999731149, com Rui Rodrigues, ou (55) 999111271, com a patroa da entidade, Andréa Cavalheiro Rodrigues.

ACIL comemora 133 anos e debate desenvolvimento

O presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul – FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, a Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da entidade, Simone Leite, e o ex-governador do Estado Germano Rigotto estarão em Livramento nesta próxima semana, quando a Associação Comercial e Industrial de Livramento – ACIL desenvolverá uma série de atividades para comemoração de seu 133º aniversário de fundação, que serão celebrados na próxima sexta, dia 8 de março. A entidade, presidida atualmente pelo empresário Roberto Fervenza, vai coordenar a edição do Fórum Macrorregional da Fronteira Oeste, em parceria com a própria Federasul. O evento será realizado na sede da ACIL, no edificio Palácio do Comércio, a partir das 17h30min de sexta-feira, quando acontecerá reunião dos presidentes de entidades filiadas com o vice-Presidente de Integração da FEDERASUL, Rafael Goelzer. Às 19h30min, já nas dependências do restaurante DuPark, no próprio edificio Palácio do Comércio, serão realizadas as palestras da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da FEDERASUL, Simone Leite, sobre “O Salto das Mulheres”, e do presidente da entidade, Rodrigo Sousa Costa, sobre “Associativismo Empreendedor: transformando o presente para fortalecer o futuro”. A partir das 20h30min, aconteceá o jantar comemorativo do aniversário da ACIL, abrilhantado pela palestra do ex-governador Germano Rigotto. Os convites podem ser adquiridos diretamente na secretaria da ACIL, pelo telefone (55) 3242.3200.

Ação pelo próximo

Rotary Internacional comemorou no último dia 23 de fevereiro os 119 anos de fundação dessa entidade que congrega mais de um milhão e duzentos mil pessoas em 200 países. Em Livramento, a data foi celebrada também em conjunto pelos Rotarys clubes locais, em jantar nas dependências do restaurante Green Palace, no Verde Plaza Hotel, quando também foram acolhidos novos integrantes da missão rotária no município. Entre os novos rotaryanos, o jovem ativista cultural e social Rogério Brás, recebido pela presidente Cecília Amaral.

Apoio ao projeto Boa Bola

Sucesso a atividade desenvolvida no Parque Turístico do Batuva, com participação do bartender Alexandre “Barman” e a primeira equipe feminina de garçonetes da Fronteira. O evento, que promoveu a venda de diferentes tipos de drinks, foi uma iniciativa da policial civil Alexandra Mendes Quevedo em conjunto com Mara Munhoz, coordenadora do projeto “Boa Bola”, que reúne no clube Campestre 62 crianças e adolescentes na formação de jogadores de golfe. A renda vai ajudar no custeio da participação, no tour nacional do golfe, dos jovens integrantes do projeto, com destaque para João Vitor Figueiredo, de 16 anos, e Philippe Matheus Machado, 14 anos, respectivamente primeiro e segundo colocados no ranking estadual na categoria, que disputam vaga no nacional e internacional de Golfe. Alexandra Mendes vem atuando em apoio ao projeto desde o ano passado. Neste ano, ela deverá também buscar uma vaga no Legislativo Municipal, para o qual já confirmou pré-candidatura pelo Podemos.

Até quando mulheres serão mortas por serem mulheres?

Revoltante. Esta é uma das palavras que pode ser utilizada para adjetivar os casos de feminicídios que estão acontecendo na Fronteira “da Paz”. Onde está a sociedade quando um crime desses acontece? Sim, sociedade. Apesar dos territórios, sejam eles brasileiro ou uruguaio, terem por dever garantir a segurança dos seus cidadãos, todos que fazem parte da comunidade têm uma parcela