dom, 16 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Radar da Politica | Não convenceu

Após as secretárias municipais de Educação e Fazenda comparecerem na Câmara para prestarem esclarecimentos sobre o contrato com a Deboni, o vereador Dagberto Reis (PT) publicou um vídeo afirmando que elas explicaram, mas não conveceram.
O vereador disse que leverá denúncias ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público de Contas do RS. Ele defende a tese que a Prefeitura poderia ter construído três escolas ao invés de apenas uma no bairro Simón Bolívar.

Pedidos de informações

A secretária da Fazenda, Gisela Alvarez, afirmou que a gestão de Ana Tarouco (PL) é recordista em atendimentos de pedidos de informações.
Ela comentou que a resposta de alguns pedidos requerem a impressão de muitas páginas e por isso, nestes casos, a gestão colocará o prédio da Secretaria à disposição para que os vereadores tenham acesso ao material, já os demais que forem possíveis encaminhar cópias (quais sejam, os sem grandes volumes de páginas) serão devidamente encaminhados à Casa Legislativa. O PI é um instrumento regimental da Câmara.

Sem travas da língua

Questionada sobre as suas primeiras impressões do funcionamento da Câmara de Vereadores nestes dias exercendo um mandato parlamentar, a suplente de vereadora Mônica Nunes (Podemos) afirmou de imediato: “eu não vou ter travas na língua, porque eu estou aqui representando o povo e vou estar somente esta semana e vou te dar o feedbek total do que eu senti lá”.
Após essa afirmação, Mônica, que está substituindo o vereador Elso Alvienes (Podemos) que está licenciado, disse que foi muito bem acolhida pelos parlamentares e assessores na Câmara. No entanto, ela disse acreditar que neste ano, o Poder Legislativo será um palanque político durante as discussões. “Essa é a impressão que eu tive e não sei se a comunidade vai ter a mesma que eu tenho, mas é o que eu vi ontem e hoje”, declarou na última terça-feira (20).
Quando questionada se concorreria a eleição de 2024, Nunes declarou que não poderia responder o que ela mesmo não sabe a resposta. Ela não lançou pré-candidatura, mas também não descarou a possibilidade.

Cadê o fiscalizador?

Gritos, gritos e mais gritos. “Se preparem, se preparem bem, porque nós vamos perguntar”, essa frase ecoa na minha cabeça cada vez que lembro do contrato entre a empresa Deboni e a Prefeitura de Livramento.
Foram levantadas várias suspeitas sobre a contratação, posteriomente a cogitação de abertura de CPI e, em seguida, duas secretárias municipais convocadas para prestarem esclarecimentos na Câmara sobre o assunto.
Como já publicado esta semana, o o assunto vem sendo pauta dos últimos discursos do vereador Enrique Civeira (PDT), que tem dedicado boa parte do seu tempo para fiscalizar o tema. No entanto, onde estava o vereador quando as secretárias estiveram na Câmara para esclarecer as dúvidas? Fora da cidade!
De que adianta ficar gritando em tribuna e na hora da verdade não aparecer? Seria para ficar se exibindo para os colegas?

Retirada

Não está descartada a possibilidade do secretário municipal de Administração e vice-presidente do Republicanos, Matheus Medina, retirar a sua pré-candidatura à vereança nas eleições de 2024. Conforme informações, caso a hipótese se confirme, Medina apoie um correligionário que também trabalha na gestão da prefeita Ana Tarouco (PL). É importante lembrar que a política é dinâmica, ou seja, nada está definido.

Líder

O deputado federal Dionilso Marcon (PT) assumiu, nesta semana, a liderança da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados. Em Livramento, o parlamentar tem uma relação muito estreita com o atual vice-presidente do Legislativo, vereador Leandro Ferreira (PT). Entre as funções do líder da bancada é reunir os parlamentares gaúchos para debater as necessidades prioritárias do Rio Grande do Sul.

Retorno

Após exercer três mandatos no parlamento local, o ex-vereador Cláudio Coronel é novamente pré-candidato a uma vaga no Legislativo Municipal. Após passar pelo PSB, PTB e pelo antigo PMDB, Coronel agora integra o Podemos, junto com o seu ex-colega de parlamento Germano Camacho.
De 2000 a 2012, Cláudio exerceu três mandatos na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, ano em que decidiu concorrer a prefeito, na época ficando na terceria colocação. Em 2016, uma nova tentativa: Ele concorre a Prefeitura e fica na terceira colocação novamente.
Já em 2020, Coronel coloca seu nome como pré-candidato a prefeito pelo extinto PTB, mas ao longo das articulações do ano eleitoral cede ao interesse do governo e concorre como candidato a vice na chapa encabeçada pelo então prefeito Ico Charopen (PDT), terminando os dois em terceiro lugar.
Sobre 2024, Cláudio diz que respeitará a decisão partidária, mas que tem simpatia pelo trabalho que vem sendo realizado pela gestão da prefeita Ana Tarouco (PL) e do vice Evandro Gutebier (Republicanos).

A força das mulheres

Recebemos no “Esquenta das Eleições” da última quinta-feira (22), a assessora parlamentar da deputada estadual Adriana Lara (PL) e filha do ex-prefeito Glênio Lemos, Melina Lemos (PL).
Durante uma conversa de aproximadamente uma hora, ela contou um pouco da sua trajetória política, desde de sua filiação aos 18 anos no PTB até sua aproximação com a família Lara e a filiação ao PL. Melina disse que sempre foi leal ao PTB e somente não está mais militando naquele partido porque ele não existe mais, pois foi fundido com o Patriota e hoje é o PRD.
Melina é pré-candidata a vereadora pelo PL e apoia a prefeita Ana Tarouco (PL). Inclusive teceu elogios a mandatária no sentido da administração em linhas gerais, mas em específico no empoderamento da mulher.
Melina condenou ataques machistas na política e relatou os desafios que sempre teve durante toda sua trajetória, em especial ao pleito eleitoral de 2020, quando ela foi a única contrária a coligação entre PDT e PTB, representados à época por Ico Charopen e Cláudio Coronel.

Solidariedade em prol do RS

Chegamos aos 80 mil Nessa jornada todos foram extremamente importantes. Nós, voluntários, queremos continuar. As doações pararam… estamos praticamente sem recurso financeiro para compra dos insumos. Estamos com novo pix,  Leda 51998075161 Nos ajuda a ajudar os outros. Obrigada Turma do Cachorro Quente menos