seg, 4 de março de 2024

Aplateia Digital | 02 e 03.03.24

Última Edição

Radar da Politica | Indícios de fraudes

O vereador Aquiles Pires (PT) e o presidente municipal do PSB, Sérgio Aragon, apresentaram o que chamaram de “indícios” de fraudes no processo de contratação da empresa responsável pelas obras de ampliação e construção de Escolas de Educação Infantil em Sant’Ana do Livramento.
Segundo eles, já existe denúncia de quebra de contrato com a empresa DBN em Sinop-MT, que foi contrada também para construir creches.
Além disso, encontraram suspeitas nas outras duas empresas que apresentaram preços para a Prefeitura de Livramento, o que poderia levar a um suposto direcionamento para a DBN vencer.
O princípio da economicidade também foi levantado. Aquiles e Aragon acreditam que o preço pago pela Prefeitura poderia construir três E.M.E.Is novas e não apenas uma.

Aniversário

Neste dia 10 de fevereiro de 2024, o Partido dos Trabalhadores (PT) completa 44 anos de organização.
Atualmente, em Sant’Ana do Livramento a sigla conta com três parlamentares na Câmara e é presidida pelo ex-secretário Fabricio Peres.
Na Legislatura passada, o PT chegou a ser a maior bancada da Câmara e de 2013 a 2016 administrou o município na gestão do ex-prefeito Glauber Lima.

Dificuldade

Desde o dia 29 de janeiro estamos buscando junto à assessoria de imprensa da Prefeitura de Livramento a cópia do contrato do Município com a empresa Deboni Sistemas Construtivos Ltda, no entanto estamos encontrando dificuldade em ter acesso ao material.
Passados alguns dias sem resposta, na segunda-feira (05), pedimos novamente o contrato, sem êxito mais uma vez.
Retornamos o contato na quinta-feira (08), sendo orientados a entrar em contato direto com a secretária de Educação, a quem também já haviamos solicitado.
Importante dizer que sempre fomos respondidos, no entanto até o fechamento desta edição não recebemos o contrato.

Outro cenário

Você pode ser contra ou a favor da gestão da prefeita Ana Tarouco (PL) no Executivo Santanense, mas não pode negar que as últimas semanas têm sido de muitas entregas à comunidade, tais como creches, Estratégia de Saúde da Família (ESF) e até mesmo melhoria na infraestrutura com o início de aplicação dos pavers no bairro Santa Rosa.
Chamou-me a atenção o “apoio” de vários parlamentares nestes, podemos dizer, momentos positivos do governo, vereadores estes que outrora sequer erguiam a voz para defender Ana e sua gestão no microfone da Câmara.
É bem verdade que Tarouco teve pelo menos um defensor nos momentos mais delicados no Legislativo, mas agora parece que ganha um reforço na sua base, não sei se apenas para aparecer em fotos em obras ou se realmente acreditam no projeto da prefeita para a cidade e vão colaborar com isso vestindo a camiseta verdadeiramente.

Troca na janela

Vereador de segundo mandato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), o engenheiro Enrique Civeira ratificou a informação , durante a sessão da última quarta-feira (07), que deve deixar a sigla partidária que milita para migrar a uma nova legenda durante a chamada “janela partidária”, que é o período em que os parlamentares podem trocar de partido sem perderem seus mandatos. A “janela abre” em março.

“Deus me livre”

O secretário municipal de Saúde de Livramento, Élvio Goulart, foi extremamente claro quando questionado se pretendia concorrer a algum cargo eletivo: “Deus me livre”, declarou, descartando qualquer possibilidade de uma eventual candidatura. “Podem me cobrar, eu não tenho pendor para essa área. Eu acho que eu sou franco de mais”, comentou durante o programa “Boa Tarde Cidade”, da Rádio RCC FM nesta semana.

Dinheiro na conta

O vereador Rafael de Castro (PSB) anunciou, nesta semana, que o recurso para a instalação de um banheiro com flardário nas imediações do terminal de ônibus já está na conta da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento. A emenda no valor de R$ 150 mil é uma indicação do deputado Federal Heitor Schuch (PSB).
A notícia foi anunciada por Rafael em um vídeo através dos seus perfis nas redes sociais.
O vereador esteve reunido com o secretário municipal de Planejamento, Paulo Ricardo Ecoten, e informou que a pasta está fazendo um estudo com os técnicos de onde será o local exato para a instalação da estrutura do banheiro.
A ideia certamente trará mais conforto aos usuários do transporte coletivo urbano de Livramento, sobretudo para mães e pais que precisam sair com seus filhos pequenos até o centro, considerando que o objetivo é que também tenha um flardário no espaço, para uso exclusivo da comunidade.

Galo nas obras

O líder dp governo, vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) tem acompanhado de perto as obras de ampliação das Escolas Municipais de Educação Infantil (E.M.E.I) Bem-Querer, na Vila Julieta e Dudu, no Wilson.
Em uma conversa com o Jornal A Plateia, Galo reconheceu a demanda “gigantesca” de uma estrutura maior na Bem-Querer e por isso ressaltou o trabalho da administração em prol da educação pública.
“O único projeto de vida que não se tira de uma pessoa é a educação”, comentou.
Durante sua visita Del Fabro foi recebido pelo engenheiro resposável pelas obras que explicou passo a passo do trabalho.