seg, 4 de março de 2024

Aplateia Digital | 02 e 03.03.24

Última Edição

Bastidores | Começa o duplo carnaval da fronteira

A característica geográfica e social de Livramento e Rivera, mais uma vez, oferece à comunidade fronteiriça e visitantes uma oportunidade de viver uma experiência única: aproveitar dois carnavais como se fossem um único. Nos dois lados da divisa os encontros, ensaios e apresentações dos grupos de Lubolo e Candombe e das escolas de samba de Rivera e Livramento atraem grande número de pessoas. O apoio tanto da Intendência quanto da Prefeitura para os eventos nos dois lados da fronteira tem contribuído para elevar ainda mais as expectativas das comunidades locais e moradores de cidades vizinhas. Nessa semana, junto com colegas da impresa riverense, a repórter Débora Castro cobriu para o grupo A Plateia, em tempo real, o lançamento da festa fronteiriça em Montevidéo (foto), contribuindo para atrair ainda maior atenção do público para o evento que começará oficialmente nesta próxima segunda, com os tablados itinerantes nos bairros de Rivera, seguindo-se os desfiles das escolas de samba e do trio elétrico de Lucas Sugo, dias 16 e 17, na Sarandí, e dia 18 na Cuaró. Depois, os ensaios continuam Livramento, até os desfiles, dias 8 e 9 de março na avenida João Goulart.

Ônibus com rastreador

O secretário Márcio Goulart, do Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, informa que a atualização do site do STU deverá incluir a adoção de aplicativo que os usuários poderão instalar em seus telefones para acompanhar a localização e horários dos ônibus do transporte coletivo. Vai ser possível saber quanto tempo o ônibus vai demorar até o ponto onde o usuário estiver esperando. O serviço deverá estar disponível a partir de junho ou julho.

Novos abrigos

O secretário Márcio Goulart confirma também a aquisição de novos abrigos de ônibus para substituição dos equipamentos que se encontram estragados, pela ação da intempérie ou vandalismo. Serão contempladas especialmente as paradas do Km 5/Núcleo Simón Bolívar e do terminal do Armour, além dos bairros onde ainda não há abrigos.

PRD preferencial

A executiva estadual do PRD – partido que resultou da fusão do PTB com o Patriota – não apenas homologou a formação da Comissão Provisória da sigla em Livramento, nessa semana, como escolheu o município como um dos 10 preferenciais no RS para as próximas eleições, segundo informou à Coluna o assessor parlamentar Airton Costa. O presidente estadual do partido, Deputado Sabino, garantiu apoio total para a campanha em Livramento, inclusive com a possibilidade de apresentar candidato à Prefeitura. Algunss nomes já estão sendo cogitados para a disputa, entre eles o ex-vice-prefeito e ex-deputado Edu Olivera, atual secretário executivo do partido e o conhecido empresário Gilmar Policarpo, segundo Airton.

Votação tranquila

O Governo Municipal não conseguiu evitar as convocações das secretárias de Educação, Elis Duarte, e da Fazenda, Gisela Alvarez, para prestarem esclarecimentos na Câmara de Vereadores sobre o custo da obra de construção da nova escola de ensino infantil no núcleo habitacional Simón Bolívar. A nova postura adotada pelo vereador Jovani Romarinho – que deve deixar o Republicanos, partido do vice-prefeito Evandro Gutebier, já no início de março -, e o revés ocorrido na relação de mão-dupla que o vereador Leandro Ferreira vinha mantendo com a Administração, acabaram por facilitar o trabalho da oposição, que assim consegue alcançar com facilidade a maioria de votos, como na aprovação da convocação das secretárias.

O Trem do Pampa ganha nova casa

Estão em ritmo acelerado as obras de construção da grande cobertura sobre a quinta linha de trilhos da Estação Ferroviária local, que servirá de garagem e “oficina” de manutenção do Veículo Leve sobre Trilhos-VLT, o nosso Trem do Pampa. A obra, iniciada ainda em meados do ano passado, incluiu a construção de uma grande fundação sob a área de circulação dos trens. A obra se soma a diversas outras ações que vêm sendo desenvolvidas pela Giordani Turismo, que vai explorar o serviço, para concluir todo o processo para o início dos passeios.

Apoio à inclusão digital

Focado no projeto de desenvolvimento tecnológico na fronteira, o vereador Rafael de Castro conseguiu, com o deputado federal Heitor Schuch (foto), nessa semana, mais uma emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil, para melhorias no Centro de Inclusão Digital, que funciona na rua Manduca Rodrigues, atrás do antigo SENAI. O espaço atende atualmente cerca de 450 pessoas, com cursos de informática básica e também disponibilizando equipamentos para a execução de serviços digitais para pessoas que precisam e não possuam essa estrutura.

Unipampa pode assinar projeto do parque tecnológico local

O Grupo de Trabalho que articula a implantação do Parque Tecnológico em Livramento deve se reunir nesta próxima segunda com o Reitor da Unipampa, Edward Frederico Castro Pessano, com o objetivo de firmar o compromisso de que a Insituição será o Órgão Executor do projeto junto ao pedido de financiamento. Nessa semana, os membros do GT estiveram na Secretaria de Planejamento, Gestão e Orçamento do RS, visando acelerar a articulação de recursos do FOCEM. O prazo para submissão do projeto termina no próximo dia 19.