ter, 21 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Os Acadêmicos celebram “As Joias da Coroa” no Carnaval de Rua 2024

(Foto: Cedida)

A Sociedade Recreativa Os Acadêmicos traz no tema do enredo para o Carnaval de 2024: “As Joias da Coroa”. Em uma narrativa poética, a escola enaltece a paixão atemporal de seu povo, revivendo figuras históricas por meio das cores e símbolos identitários. O retorno dos desfiles em Sant’Ana do Livramento inspirou a homenagem a três grandes incentivadores, agora ancestrais: Felix dos Santos Neto, o “Lecão”; Arnaldo Silva e Jorge Luiz Coelho, o “Zica”.
Esses ícones do Carnaval são retratados como preciosos rubis incrustados na imponente Coroa, representando a história de glórias que destaca a tradição da escola. Os Acadêmicos assumem a missão de desfilar, prestando uma singela, mas necessária homenagem a quem contribuiu significativamente para a construção do legado da instituição. Inspirados na letra do Samba Exaltação – “Os Acadêmicos, nada pode ser maior”, a Vermelha e Branca busca realizar um desfile belo, presenteando a comunidade com uma narrativa poética distante de pretensões biográficas.

Diretoria da Sociedade Recreativa Os Acadêmicos (Foto: Cedida)

Fundado em 1958, os Acadêmicos acumulam 13 títulos de campeões, 17 vezes como vice-campeões e três vezes bi-campeões. No último carnaval, a escola conquistou o título de vice-campeã com um samba que reverberou em todo o município.
O nome “Os Acadêmicos” tem uma história peculiar, originada e inspirada na recém-criada escola de samba carioca, Salgueiro. A frase emblemática “Nem pior, nem melhor, apenas uma escola diferente!” foi a centelha que guiou os fundadores, resultando na criação de uma escola que buscava ser única e inovadora. O artigo “os” adicionado ao nome refletia a ênfase característica da época, destacando a singularidade da escola santanense.
Com “As Joias da Coroa”, os Acadêmicos preparam-se para encantar as ruas de Sant’Ana do Livramento, promovendo não apenas um desfile, mas uma celebração viva da história, paixão e diversidade que caracterizam o Carnaval desta comunidade vibrante.