dom, 3 de março de 2024

Aplateia Digital | 02 e 03.03.24

Última Edição

Deputado Adolfo Brito assume a presidência da Assembleia Legislativa Gaúcha

Ele ficará no cargo até 31 de janeiro de 2025 e priorizará a reservação de água, irrigação e a piscicultura
(Foto: Marcelo Oliveira/ AL-RS )

O deputado estadual Adolfo Brito (Progressistas) foi eleito e empossado como o novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul na última quarta-feira (31). Ele ficará no cargo até o dia 31 de janeiro de 2025. Em entrevista ao Jornal A Plateia, o novo chefe do Poder Legislativo Estadual disse que a prioridade da sua gestão será a reservação de água, irrigação e piscicultura.
Além de Brito, a Mesa Diretora será composta por Paparico Bacchi (PL) como 1º vice-presidente, Eliana Bayer (Republicanos) como 2ª vice-presidente, Pepe Vargas (PT) como 1º secretário, Vilmar Zanchin (MDB) como 2º secretário, Luiz Marenco (PDT) como 3º secretário e Dr. Thiago Duarte (União) como 4º secretário. Os suplentes de secretário serão Issur Koch (Progressistas), Delegada Nadine (PSDB), Gaúcho da Geral (PSD) e Elton Weber (PSB).
Em seu discurso de posse, no Plenário 20 de Setembro, Adolfo Brito falou sobre sua trajetória política, desde quando foi vereador, prefeito e também sobre seus oito mandatos como deputado estadual. Ao agradecer a sua família e amigos pelo apoio, o parlamentar se emocionou. Precisamos ter força de vontade, determinação, garra para enfrentar e bater de frente com as dificuldades”, completou.
A gestão da Casa Legislativa foi transmitida a Brito pelo então presidente e deputado Vilmar Zanchin (MDB), que falou sobre a gestão compartilhada na AL-RS e do desafio de dar continuidade aos projetos de anos anteriores. Além disso, destacou a escolha da área da Educação como foco de seu mandato à frente da Casa.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e da imprensa, entre elas a do governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), o vice-governador Gabriel Souza (MDB) e secretários estaduais. O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Orsi (PDT), também esteve presente e disse ao Jornal A Plateia que as expectativas são as melhores para o ano de 2024, muito embora tenham desafios a serem enfrentados. O Grupo A Plateia, através do Jornal e da Rádio RCC FM fez a cobertura jornalística do evento.