seg, 4 de março de 2024

Aplateia Digital | 02 e 03.03.24

Última Edição

Santanense é o novo capitão da seleção feminina de tênis do Brasil

Seu primeiro desafio será o classificatório para as finais da Billie Jean King Cup

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou, na quinta-feira (25), Luiz Peniza como o novo capitão da equipe feminina do Brasil, que desde de 2018, integrava a equipe como auxiliar técnico.
Nascido em Sant’Ana do Livramento, Peniza iniciou sua carreira como treinador aos 18 anos, no Tênis Clube Livramento. Durante sua trajetória atuou em Bagé, em Santa Maria trabalhou 5 anos no Avenida Tênis Clube, cidade onde formou-se em Educação Física. Após, foi para Barcelona, na Espanha, onde fez pós-graduação em treinamento esportivo, quando retornou ao Brasil, passou a se dedicar profissionalmente ao esporte atuando como técnico do Instituto Gaúcho de Tênis (IGT), durante 7 anos. Atualmente, é coordenador técnico geral da academia ADK TENNIS de Itajaí (SC), e foi treinador de Rafael Matos, no Australian Open de 2023, quando o tenista foi campeão em duplas mistas juntamente com a brasileira Luisa Stefani.
Atuando como capitão, seu primeiro compromisso será o classificatório para as finais da Billie Jean King Cup, contra a Alemanha, nos dias 12 e 13 de abril, em São Paulo. Esse é o confronto de Qualifiers, onde o vencedor classifica para o Finals dessa competição que ocorrerá em novembro com 16 países na disputa.
Durante entrevista ao jornal A Plateia, Luiz citou que ficou muito feliz com o convite. “Fiquei muito feliz em receber esse convite para ser o capitão do Time Brasil BRB na Billie Jean King Cup. Gostaria de agradecer a confiança do presidente Rafael Westrupp, bem como de todos os colegas da CBT. Minha experiência de quatro anos como auxiliar técnico da equipe feminina, e todo o processo de desenvolvimento como treinador, contribuirão para a responsabilidade que esse cargo exige”, completou Peniza.