seg, 4 de março de 2024

Aplateia Digital | 02 e 03.03.24

Última Edição

Radar da Política | Pé-de-Meia

O presidente Luiz Inácio Lula reuniu a imprensa, na manhã dessa sexta-feira (26), para detalhar o programa Pé-de-Meia, que é uma espécie de poupança que o governo federal fará para os alunos que cursarem o ensino médio.
A Lei 14.818/2024, que criou o programa de incentivo financeiro-educacional ao estudante do ensino médio chamado Pé-de-Meia, foi publicada no último dia 17.
O programa é uma bolsa-poupança para incentivar estudantes de baixa renda a concluir o ensino médio.
Os recursos serão depositados na conta em nome do estudante beneficiário, de natureza pessoal e intransferível, que poderá ser do tipo poupança social digital.

Agendas na Capital Federal

O vereador Rafael de Castro (PSB) está em Brasília. Na terça-feira (23), a partir de uma agenda articulada pela ex-vice prefeita Mari Machado (PSB), o parlamentar esteve reunido com o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Na oportunidade, apresentou o projeto do Polo Tecnológico Binacional.
“Além disso, também solicitamos auxílio do Governo Federal para nosso hospital que atende o SUS, a querida Santa Casa de Misericórdia. Dr. Geraldo se colocou à disposição para nos ajudar”, comentou o vereador Rafael de Castro

Encontro com a militância

O vereador Leandro Ferreira (PT) está realizando neste sábado (27) um encontro com apoiadores do seu mandato. A atividade acontece no Coletivo da Família Souza, no Assentamento Sepé Tiaraju, na zona rural do município.
A plenária, que tem como objetivo debater as ações do mandato, a conjuntura política e as expectativas para as eleições 2024, conta com a presença do deputado federal Dionilso Marcon (PT), além de lideranças políticas como Frei Sérgio e João Ramis.
Após as dicussões, ainda deverá ser realizado um campeonato de futebol com os presentes no evento.

PL com cadeira

O Partido Liberal (PL) passou a ter uma cadeira na Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento nesta semana. O vereador Felipe Torres filiou-se à sigla partidária e reafirmou seu apoio à gestão da prefeita Ana Tarouco, que inclusive é a presidente do PL na cidade.
Felipe foi eleito em 2020 pelo extinto Democratas, que em 2022 fez uma fusão com o então Partido Social Liberal (PL), tal medida que deu origem ao União Brasil.
Desconforme com as diretrizes do novo partido, o vereador entrou na Justiça para ter autorização de desfiliar-se do União Brasil antes da janela, sem perder o mandato, pedido acatado pelo TSE por unanimidade.

PSOL no bloco

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) anunciou, nesta semana, que passou a integrar o bloco Diálgos por Livramento, composto pelo PT, PDT, PSB e PCdoB.
Muito embora passe a integrar o grupo, o PSOL não declarou apoio ao nome do vereador Aquiles Pires (PT) como pré-candidato a prefeito, mas, sim, lançou um nome próprio à disputa: a do advogado Fabiano Benites, que também é presidente do PSOL em Livramento.
De acordo com dirigentes do PSOL , a decisão se deu após amplos e acalorados debates nesta semana e foi deliberada por maioria.

Resenha sobre o trem

Nesta semana tivemos uma Resenha com o ex-vereador Sérgio Moreira (Podemos). Durante a conversa, ele contou detalhes da sua luta para que trens passassem por Sant’Ana do Livramento, bem como, com seus resultados, ajudassem no desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento.
Moreira também falou sobre a polêmica da emancipação do Armour e disse que esse ainda é um sonho dele.
Após ser parlamentar por seis mandatos, passando pelo PDT e pelo PTB, Sérgio Moreira contou que pretende concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores nas eleições de 2024, dessa vez pelo seu novo partido: o Podemos.

O vice de Aquiles

O empresário, presidente do PSB e ex-secretário municipal Sérgio Aragon ratificou nesta semana o seu interesse em ser candidato à vice-prefeito na chapa encabeçada pelo advogado Aquiles Pires (PT) nas eleições de 2024.
Ele foi o nome indicado pelo PSB para ser vice do petista após a ex-vice-prefeita Mari Machado (PSB) retirar seu nome da disputa deste ano.
No entanto, o bloco Diálogos por Livramento ainda tem outro nome que também postula a vice-prefeitura: Calico Grisolia (PDT).
Em entrevista do quadro “Esquenta das Eleições”, Aragon fez duras críticas ao governo da prefeita Ana Tarouco (PL) e comentou episódios envolvendo o governo do PDT em Livramento, período em que o PSB tinha a vice-prefeitura e algumas secretarias, até afastar-se da gestão por divergências.
Questionado se atitudes do ex-prefeito Ico Charopen (PDT) teriam sido tomadas por influências, Sérgio disse que isso é uma questão pessoal do pedetista e que não quer olhar para o passado, mas sim pensar no futuro da cidade.