seg, 4 de março de 2024

Aplateia Digital | 02 e 03.03.24

Última Edição

46ª Feira de Ovinos de Livramento tem recorde de público e participação de cabanhas

Evento contou com a participação de produtores de todo o Rio Grande do Sul
(Foto: Matias Moura/AP )

Entre os dias 18 e 21 de janeiro, o Parque Augusto Pereira de Carvalho sediou a 46º Edição da Feira Ovinos de Verão organizada por um grupo de produtores com o apoio do Sindicato Rural. O evento foi marcado pela união da classe ovinocultura que busca uma retomada do crescimento da atividade e fomento na produção de ovinos, além de celebrar o título de Capital Nacional da Ovelha. Ao todo, 7 raças participaram da feira e mais de 900 animais passaram pelos bretes do parque da Rural durante o evento.
Dentro da sua programação foram realizadas diversas atividades voltadas para o público rural e urbano, como uma charla sobre o mercado da carne ovina, com o consultor ténico do SEBRAE Daniel Barros e uma mateada organizada pelo SICREDI, com o tema “Gestão Feminina no Campo” mediada por Ana Carolina Almeida. As produtoras rurais Sônia Silveira, Mariana Silveira, Gilda Acauã, Marcela Acauã, Ana Luiza Shultz e Márcia Bastos participaram do evento contando suas experiências no agronegócio. A charla ocorreu no restaurante da Rural e contou com a participação de um grande público, e logo após realizou-se o 47ª Remate da Cabanha São Pedro com uma oferta de 310 animais.
A programação, no sábado, foi marcada pelo julgamento de todas as raças, tendo a participação de 159 animais inscritos na ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos). A abertura oficial da feira aconteceu com o descerramento da terceira placa em homenagem à Capital da Nacional da Ovelha. Na tarde de sábado, após os julgamentos dos animais, houve mais uma edição da mostra Cabanheiro Mirim com a participação de crianças de todas as idades. O objetivo do evento é fomentar o gosto pela ovinocultura nas crianças e formar assim novos cabanheiros. A pista de ovinos esteve completamente lotada com a presença das famílias. Cada cabanheiro recebeu um troféu como forma de incentivo.
Voltando com força total nesta edição, foi realizado, na noite de sábado, o Remate Geral com a participação de 600 animais de todas as raças. A pista de remate de ovinos ficou completamente lotada com a presença de um grande público. O evento foi transmitido, pela internet, pelo Canal Sulámerica e pelo Lance Rural para todo o país. Na batida do martelo esteve o escritório Rural Veterano Remates de Rosário do Sul. Os dados dos dois remates ainda estão sendo contabilizados.
A primeira da edição da mostra de assado de carne de cordeiro foi mais um ponto alto do evento, onde as equipes assaram mais de 300 quilos de carne ofertada aos participantes. Já no placo principal do evento, o músico Leonel Gomez foi a grande atração do evento. Segundo a produtora Rural, Sônia Silveira, que faz parte da organização da feira, a edição deste ano teve como ponto principal a união da classe ovelheira. “Nós estamos muito felizes com o resultado da nossa feira, que foi realizada pelos produtores com o apoio do Sindicato Rural. A feira mostrou o que Santana tem de genética em termos de ovinocultura e que faz jus ao título de Capital Nacional da Ovelha. Nós já devemos pensar na 47ª Feira de Ovinos de Verão como uma mostra maior ainda, não só de genética, mas de tudo que a ovelha produz. Fazendo assim uma grande festa da ovelha”.