seg, 4 de março de 2024

Aplateia Digital | 02 e 03.03.24

Última Edição

46ª Feira de Ovinos de Livramento é marcada por crescimento

Remate Geral de Todas as Raças - Foto Matias Moura

Entre os dias 18 e 21 de janeiro, o Parque Augusto Pereira de Carvalho, pertencente à Associação Rural de Livramento, sediou a 46º Edição da Feira Ovinos de Verão organizada por um grupo de produtores com o apoio do Sindicato Rural. O evento foi marcado pela união da classe ovinocultora que busca uma retomada do crescimento da atividade e fomento na produção de ovinos, além de celebrar o título de Capital Nacional da Ovelha. Ao todo, 7 raças participaram da feira  e mais de 900 animais passaram pelos bretes do parque da Rural durante o evento.

Foto – Matias Moura

A feira iniciou na quinta-feira (18) com a entrada dos animais, quando aconteceu o julgamento de admissão. Depois disso, a primeira atividade foi uma charla sobre o mercado da carne ovina, com Daniel Barros. Já na sexta-feira à tarde, aconteceu uma mateada promovida pelo SICREDI com o tema: Gestão Feminina no Campo, mediada por Ana Carolina Almeida. As produtoras rurais Sônia Silveira, Mariana Silveira, Gilda Acauã, Marcela Acauã, Ana Luiza Shultz e Márcia Bastos participaram do evento contando suas experiências no agronegócio. A charla ocorreu no restaurante da Rural e contou com a participação de um grande público, logo após aconteceu o 47º Remate da Cabanha São Pedro com uma oferta de 310 animais.

Foto – Matias Moura

A programação, no sábado, foi marcada pelo julgamento de todas as raças, tendo a participação de 159 animais inscritos na ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos). A abertura oficial da feira aconteceu às 11h30 com o descerramento da terceira placa em homenagem à Capital da Nacional da Ovelha. O ato de reconhecimento do Senador da República, Luís Carlos Heinze, autor da Lei 14.570, de 5 de maio de 2023, auferiu o título ao município; além da participação do senador, o produtor rural e ex-presidente da Rural, Luiz Cláudio de Andrade, que esteve à frente da entidade nos anos 2012 a 2018 e do ex-vereador Zulmir Rasch que foi um grande articulador em todo o processo em Brasília.

Foto – Matias Moura

Durante a cerimônia, o vice-presidente da Rural, Jair Menezes, leu um registro cronológico de fatos que marcaram a história santanense e a ovinocultura. Participaram do evento membros da diretoria, o presidente da Associação Brasileira de Ovinos (ARCO), Edemundo Gressler, e a comissão organizadora da 46ª Feira Ovinos de Verão. Para o presidente da Rural, Luiz Carlos D’Áuria Nunes, esta foi uma justa homenagem às pessoas que trabalharam para que o título de Capital Nacional da Ovelha fosse conferido ao município.: “Nada mais justo que fazer esta homenagem, pois todo o trabalho iniciou na gestão do Luiz Cláudio e se concretizou na nossa gestão”.

Foto – Matias Moura

O presidente da ARCO  (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos), Edemundo Gressler, esteve presente na cerimônia e em sua fala reafirmou a importância de Livramento no cenário da ovinocultura nacional. “Sem dúvida, esta homenagem é mais que merecida, pois aqui foi fundada a nossa entidade em 18 de janeiro de 1942, hoje com sede em Bagé. Livramento também se mantém com o maior rebanho ovino do país, além de toda a sua história ligada ao setor. Nós, da ARCO, acreditamos em uma retomada desta atividade tão nobre, com foco na produção de lãs finas e no mercado de carne de qualidade. Tenho dito que, sem dúvida nenhuma, podemos tornar o Brasil um país exportador de proteína ovina”.

Foto – Matias Moura
Foto – Matias Moura

MOSTRA CABANHEIRO MIRIM – Na tarde de sábado após os julgamentos dos animais, aconteceu mais uma edição da mostra Cabanheiro Mirim com a participação de crianças de todas as idades. O objetivo do evento é fomentar o gosto pela ovinocultura nas crianças e formar assim novos cabanheiros. A pista de ovinos esteve completamente lotada com a presença das famílias. Cada cabanheiro recebeu um troféu como forma de incentivo.

Foto – Matias Moura

REMATE GERAL – Voltando com força total na edição deste ano da feira, foi realizado na noite de sábado o Remate Geral com a participação de 600 animais de todas as raças. A pista de remate de ovinos ficou completamente lotada com a presença de um grande público. O evento foi transmitido pela internet pelo Canal Sulamerica e pelo Lance Rural para todo o país. Na batida do martelo esteve o escritório Rural Veterano Remates de Rosário do Sul.  Os dados dos dois remates ainda estão sendo contabilizados.

Foto – Matias Moura

ASSADO E SHOW COM LEONEL GOMEZ – A 1ª Edição da Mostra de Assado de Carne de Ovino foi mais um ponto alto do evento. Organizados em várias equipes, foram assados e distribuídos, de forma gratuita, mais de 300 quilos de carne ovina aos participantes. Já no palco principal, o músico Leonel Gomez cantou e tocou seus grandes sucessos.

Foto – Matias Moura
Foto – Matias Moura
Foto – Matias Moura
Foto – Matias Moura
Foto – Matias Moura