Reforçando a matéria veículada pelo Jornal A Plateia na semana sobre o golpe aplicado pela internet na compra de carros alertamos a população que mais pessoas continuam sendo lesadas.
O golpe com grande número de registros nos últimos meses é a falsa oferta de carros em grupos de vendas no Facebook, onde anúncios de veículos a preços baixos, disponíveis em outras cidades são publicados juntamente com um número de contato de um suposto vendedor.
A vítima entra em contato com o estelionatário demonstrando interesse em acertar a compra e perante isso o golpista pede que seja feita a transferência de um “sinal” para assegurar o acordo.
A partir desse momento, os criminosos utilizam diversas formas para tentar validar o golpe, todas envolvendo supostos Tabelionatos, seja para financiar o restante do valor do carro, seja para emitir comprovante de que o carro é real, e também para emitir guia de pagamento.
Após o pagamento feito pela vítima, o transporte do veículo para Sant’Ana do Livramento começa a ser acertado, mas no caminho um “imprevisto” acontece e o suposto vendedor, para resolver o problema, pede que mais dinheiro seja depositado.
A partir daí a vítima desconfiada, descobre o golpe e o comprador acaba bloqueando-o de todas as redes de contato.
Em conversa com a delegada titular da 1ª Delegacia, Giovana Müller, no mês de novembro, ela explicou que a primeira providência a ser tomada é não fornecer dados pessoais para estranhos, seja em ligações telefônicas, mensagens de texto ou pelo Whatsapp, deixando o alerta para sempre desconfiar de ofertas de produtos e serviços com preços abaixo dos praticados pelo mercado.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados
O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania