O Jornal A Plateia completou, na quarta-feira (10), 87 anos de história na fronteira. O primeiro jornal publicado em dois idiomas e um dos mais antigos do interior do Rio Grande do Sul. Durante os anos, A Plateia ganhou novos formatos e plataformas, desde a modernização de suas páginas até um site abastecido com notícias diárias e com perfis nas redes sociais somando mais de 335 mil seguidores.
A história de A Plateia começa em 1937 com o fundador Carlos Varella, idealista, banqueiro, ruralista, empresário e jornalista que na época era proprietário do Teatro Internacional de Cinema. O empresário se interessou por um filme de divulgação de sua empresa e contratou um colaborador para distribuir os panfletos. Não conseguindo atingir o público-alvo, decidiu criar um folheto de quatro páginas contendo a programação semanal, deixando-os nas cadeiras da assistência à disposição de seus frequentadores. À medida que o folheto semanal se popularizou, em 1937, passou a ser distribuído diariamente, contendo informações gerais sobre a cidade.
Atualmente, o jornal integra o grupo A Plateia, dirigido pelo advogado Antônio Badra e seus filhos Janete e Kamal. O veículo de comunicação já conta com quase 24 mil edições impressas e hoje tem periodicidade semanal, com circulação aos sábados.
O Jornal A Plateia se firmou como um dos mais conceituados impressos gaúchos, e com certeza, o mais inovador, democrático e atento, já que se fala de dois povos, de dois países e de duas cidades que na verdade são uma só.
Durante o programa Conversa de Fim de Tarde, da rádio RCC FM, o Dr. Antônio Badra agradeceu as mensagens de parabenização dos ouvintes e patrocinadores, “É uma imensa alegria comemorar esses 87 ano, a gente fica muito feliz e quero também estender essas manifestações de parabenização aos nossos colaboradores também porque sem eles não haveria jornal colocado na rua todos fim de semana e diariamente na plataforma aonde a gente coloca todas as notícias em primeira mão para os nossos leitores (…) Agradecemos a todas as mensagens, dividimos essas manifestações com todos os nossos colaboradores e com meus filhos principalmente Janete e Kamal que também estão no dia a dia na luta aí para que possamos transmitir a nossa comunidade a melhor notícia”.
No programa Boa Tarde Cidade, da rádio RCC FM, várias autoridades parabenizaram o veículo de comunicação pela relevância na vida da comunidade. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Leonardo Lamachia, afirmou que A Plateia leva a informação à sociedade e contribui decisivamente para a Democracia e o Estado Democrático de Direito.
A presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputada Delegada Nadine Anflor (PSDB), também prestou sua homenagem aos 87 anos do Jornal A Plateia em nome do parlamento. “Sabemos da importância do jornalismo sério que o Jornal A Plateia efetivamente faz, não só em Sant’Ana do Livramento, mas que leva todas as notícias a todo o estado do Rio Grande do Sul”, comentou.
Além disso, o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Lídio Mendes (PRD) também registrou seus cumprimentos ao veículo de comunicação. Os vereadores Aquiles Pires (PT), Duda Amaral (Progressistas), Felipe Torres (sem partido) e Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) também entraram ao vivo no programa para homenagear o jornal.
Os leitores também estiveram presentes durante toda programação da rádio RCC FM, enviando mensagens de saudação ao jornal, que foram lidas ao vivo pelos apresentadores.


NOTA OFICIAL – LÍDER DA OPOSIÇÃO
A permanência de Carlos Lupi no Ministério da Previdência é insustentável