sex, 18 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Prefeita afirma que produtores “invadiram” Prefeitura para fazer palanque eleitoral

Na manhã desta segunda-feira, a comunidade rural reivindicou melhorias nas estradas
Prefeita Ana Tarouco (à esquerda) e Líder do MST Vicente (à direita)

A prefeita Ana Tarouco (PL) se manifestou na tarde desta segunda-feira (08) sobre a mobilização dos trabalhadores rurais reivindicando melhorias nas estradas vicinais de Sant’Ana do Livramento. Em um texto publicado nas suas redes sociais, a mandatária afirmou que “um movimento que não representa os interesses das pessoas trabalhadoras do campo, invade a Prefeitura para fazer palanque eleitoral para uma meia dúzia de blogueiros, que lá estiveram e não mudaram em nada a realidade de seus seguidores desinteressados”.

Na mesma publicação, Ana divulgou um print de uma matéria jornalística do G1, portal de notícias da Rede Globo do ano de 2015, que trazia a seguinte chamada: “Trabalhadores do MST ocupam Prefeitura de Sant’Ana do Livramento”. Em alusão a esta matéria, Tarouco escreveu: “Em ano eleitoral pelo visto, pode quase tudo, até seguir falando sobre o que nunca, repito, nunca fizeram”, escreveu.

“Acaso tivessem feito algo pelos longos anos que já estiveram no poder, até com o encontro ‘das estrelas’, por certo e por sorte (como dizem alguns), teríamos mais de 4 mil quilômetros de asfalto na zona rural ou maquinário suficiente para fazer frente a demanda diária e constante!

A Santana que encontramos era sucateada e vilipendiada, mas sem dúvida (e por isso o desespero eleitoreiro), não é a Santana que devolveremos!

Hoje é dia de indignação. Lá e cá, não podemos e não devemos calar!

Os interesses e os interessados momentâneos são seletivos em suas demandas, mas a clareza de sua intenção é solar: voltar para o único lugar que lhes dá existência e sentido.

Hoje é para a Prefeitura, amanhã quem sabe…”, finalizou.

NOTA CONJUNTA DA OPOSIÇÃO

O Brasil assiste, mais uma vez, a um grave episódio de perseguição política disfarçada de ação judicial. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi novamente alvo de medidas cautelares arbitrárias determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, que, em nome da autoridade, tenta impor o silêncio ao principal líder da oposição no país. As medidas impostas — como a proibição do uso das

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob