seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Vereador diz que delegada investigará autores de comentários racistas

Rafael de Castro esteve reunido com Giovana Müller para tratar sobre o assunto
Delegada Giovana recebeu o vereador Rafael na sede da delegacia. (Foto: Redes Sociais)

Na manhã dessa sexta-feira (05), o vereador Rafael de Castro (PSB) esteve reunido com a delegada titular da 1ª DP, Giovana Müller, para denunciar pessoalmente comentários racistas em uma publicação veiculada nas redes sociais do Jornal A Plateia, referente ao projeto de lei de sua autoria, que propõe incentivar o empreendedorismo negro em Sant’Ana do Livramento.
Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Rafael relatou que já havia registrado uma ocorrência virtual na Polícia Civil, mas entendeu necessária a conversa com a delegada. “Já havíamos feito essa ocorrência de forma virtual, mas vim falar com a delegada de como vai ser os próximos encaminhamentos e ela me assegurou que será investigado, e essas pessoas serão responsabilizadas na medida da lei, racismo é crime e nós não deixaremos isso passar barato”, relatou.
O projeto de lei que foi protocolado na terça-feira (02), institui a Política Municipal de Fomento ao Empreendedorismo Negro no município tem por finalidade criar condições para aumentar a inclusão, a produtividade e o desenvolvimento sustentável de empreendimentos liderados por pessoas negras, na geração de trabalho, emprego e renda, por meio de processo socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.
“No sentido de identificar oportunidades, solucionar problemas, agregar valores e contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e inovadora, propomos Projeto de Lei que pretende instituir a Política Municipal de Fomento ao Empreendedorismo Negro e dá outras providências”, justificou o vereador.
Também na mesma manhã, o Grupo República Negra emitiu uma nota de repúdio sobre o assunto. O documento assinado pela presidente da entidade, Ana Rita Martins, torna público o repúdio aos ataques e manifestações racistas nos comentários da matéria veiculada com informações do projeto.
No documento, o movimento negro reitera “que não há mais espaço na sociedade brasileira para este tipo de comportamento e o República Negra não medirá esforços para fazer coom que a lei seja ciumprida e seus implicados penaizados”. A nota ainda faz referência ao fim da escravidão, relembrando que “ao se libertar da escravidão, o povo negro foi jogado na marginalidade sem acesso a emprego formal, educação ou qualquer tipo de assistencia, diferentemente dos imigrantes europeus, que apesar das condições adversas tiveram acesso à politicas públicas”.

Confira a programação da casereada no galpão da Praça General Osório

A Associação Tradicionalista de Sant’Ana do Livramento (ATSL) promove de 15 a 19 de setembro a Casereada Artística e Cultural, evento que integra a programação da Semana Farroupilha 2025. A iniciativa, com entrada gratuita, acontecerá no Galpão da Praça General Osório e tem como objetivo celebrar a cultura, a arte e a tradição gaúcha. A programação inclui uma variedade de

“Pescó” un cohete militar en el arroyo Mangueras en Rivera

Un insólito hecho se registró en horas de la tarde de este pasado sábado 13 de setiembre en el departamento de Rivera. Según información periodística que posee A Plateia en español, en dicha ocasión un hombre se encontraba pescando en el arroyo Manguera, ubicado a la altura del kilómetro 72.200 de Ruta 28 en el interior del departamento de Rivera,