sex, 29 de agosto de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Alunos da escola Vitéllio Gazapina viajam ao Paraguai para integração cultural

Integração do corpo de dança da ADECUHE com os alunos da Escola, ano passado (Foto: Cedida )

Após a visita de intercâmbio realizada à fronteira Livramento-Rivera, no início do ano passado, por uma representação da Associação de Desenvolvimento Cultural da cidade paraguaia de Hernandarias, a ADECUHE, chegou o momento da retribuição.
Na próxima quarta-feira, 10, um grupo de estudantes integrado pela banda da escola estadual Vitéllio Gazapina, o Polivalente, estará saindo de Livramento para uma viagem de aproximadamente 900 km até Hernandarias, distante cerca de 15 km de Ciudad Del Este, no Paraguay, para a segunda etapa da experiência de integração que teve início com a vinda do conjunto de orquestra e corpo de dança da ADECUHE à fronteira, ano passado.
A vinda dos bailarinos e músicos paraguaios, em fevereiro de 2023, teve como objetivo divulgar o trabalho social que a Associação de Desenvolvimento Cultural de Hernandarias desenvolve com crianças e adolescentes. Com organização de um grupo de representação oficial da ADECUHE em Rivera e apoio da Intendência de Rivera, Prefeitura de Livramento, PTG Jayme Caetano Braun e a Escola Vitéllio Gazapina, o Polivalente, a visita contou com apresentações gratuitas para a comunidade fronteiriça no próprio PTG, no Teatro de Verão junto ao Cerro do Marco e ainda no Parque Internacional.
Além dos artistas integrantes da orquestra sinfônica da ADECUHE e do grupo de danças tradicionais “Aida Virgínia”, a programação contou também com apresentações da Banda Escolar do Vitéllio Gazapina, do grupo de danças tradicionais juvenil do PTG Jayme Caetano Braun e de artistas fronteiriços, entre os quais Edinho Larruscain e Carlos Larruscain. A Banda do Vitéllio chegou a ensaiar músicas que foram apresentadas em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Hernandarias.
No próximo fim de semana, os estudantes santanenses farão apresentações para a comunidade paraguaia de Hernandarias. “Trata-se de uma oportunidade de firmar os laços construídos graças à iniciativa e dedicação do grupo coordenado pela professora Silvia Tristant e que representa a Adecuhe na nossa fronteira. Para os nossos alunos, certamente será uma oportunidade inesquecível de ampliar conhecimentos”, destaca a diretora da Escola Vitéllio Gazapina, Ida Larruscain.

Grupo Coyote Guará irá apresentar-se em evento em Brasília

Grupo musical Coyote Guará ira apresentar-se em evento em Brasília Confira o anúncio: 📣 Amanhã, sábado (30/08), a Coyote Guará se apresenta no pub Zepelim, durante o evento I Love My Haters! 🎶🔥 Endereço: Zepelim Pub – Setor de Habitações Coletivas e Geminadas (SHCGN) 713, Bloco C, Loja 27, Asa Norte, Brasília 🕘 A casa abre às 18h e o

Abigeato é pauta de audiência pública da Assembleia Legislativa com apoio da Farsul, na Expointer

Nesta terça-feira (02), às 9h30, no auditório da Farsul, tem audiência pública para discutir a situação e impactos do abigeato no Estado. A audiência integra a agenda de eventos da Assembleia Legislativa RS e também da Federação da Agricultura do RS, na Expointer 2025. Além da direção da Farsul e de produtores rurais, estão convidados para o evento ministério da