seg, 4 de março de 2024

Aplateia Digital | 02 e 03.03.24

Última Edição

Bastidores | Festa no Batuva dá largada no Carnaval 24

As seis escolas de samba que atualmente integram a Liga Independente das Escolas de Samba – LIESA confirmaram para o próximo sábado, 16, a realização da festa de lançamento do carnaval de rua de Livramento, que volta a ser realizado em 2024 após 9 anos sem desfiles competitivos.
A realização do carnaval foi confirmada na última terça-feira em coletiva de imprensa na Prefeitura Municipal, pela secretária de Turismo Sandra Pontes e representantes das entidades carnavalescas (foto).
O carnaval de 2024 vai homenagear os 200 anos de fundação de Livramento, mas as escolas tiveram liberdade para escolher os enredos que representarão na avenida. A homenagem à cidade será materializada pelas apresentações que levarão alegria, diversão e cultura para o povo santanense. A passarela do samba será montada novamente na avenida João Goulart e o carnaval será “temporão”, dias 8 e 9 de março.
No próximo dia 16 haverá uma grande muamba no Parque Turístico do Batuva, com apresentações das mini-baterias, passistas e principais destaques de cada agremiação. O evento marcará o lançamento oficial do Carnaval 2024 e terá coordenação da Liesa, com total apoio da Prefeitura Municipal.

Pix para a sede

O grupo República Negra de Livramento decidiu criar um PIX Premiado para a compra de material para a recuperação do espaço cedido pela Prefeitura para instalação da sede do grupo. No próximo dia 22, o grupo sorteará um forno elétrico entre as pessoas que fizerem doações através da Chave PIX 55984175667. Cada R$ 5,00 vale um número na promoção beneficiente. O espaço cedido pela Prefeitura fica na avenida D. Pedro II, junto à sede do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.

Inauguração

Foi confirmada para a próxima sexta-feira, 15, a inauguração do novo Centro de Convivência de Assistência Social do Município, na rua Treze de Maio.

Hora de celebrar a conquista

Uma coisa é indiscutível: pouquíssimas pessoas têm tanto direito de comemorar a reinauguração do aeroporto “Gal. Oscar Gestido”, de Rivera, agora na condição de binacional, quanto o deputado estadual Frederico Antunes, que preside desde 2015 a Frente Parlamentar da Aviação Civil da Assembleia Legislativa gaúcha. Ele literalmente abraçou essa luta que, depois de muitas idas e vindas, chega nesta segunda-feira, 11, a seu momento triunfal. Não poderia realmente ficar fora da solenidade festiva da reinauguração, que deverá ainda contar com as presenças do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, do governador Eduardo Leite e dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, da Secretaria de Comunicações Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira. As fotos registram dois momentos dessa caminhada: no início, com o então senador e atual ministro Tabaré Viera (abaixo), e nessa semana, quando recebeu convite especial do embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles. para o grande momento da reinaugração na próxima segunda. Na mesma ocasião, as autoridades devem anunciar o edital da licitação da dragagem da Lagoa Mirim/Lagoa dos Patos e, possivelmente, o edital para construção da segunda ponte entre Jaguarão e Rio Branco.

Valorização da soma de esforços para a “Ferradura”

Por iniciativa da Frente Parlamentar “Ferradura dos Vinhedos”, a Câmara de Vereadores realizou sessão solene na noite dessa quinta-feira, 7, para homenagear as instituições e empresas apoiadoras e, principalmente, os produtores e empreendedores instalados ao longo do roteiro turístico. A rota “Ferradura dos Vinhedos” foi instituída em 2013 como resultado de um projeto de extensão universitária de alunos do campus local da Unipampa, com a orientação do professor doutor Avelar Fortunato. A sessão solene, coordenada pelo vereador Duda Amaral, que preside a Frente Parlamentar, prestou homenagens individuais aos produtores e à própria Unipampa, pela persistência no trabalho ao longo dos 10 anos da iniciativa, que oferece diversos atratrivos de lazer, tradição, cultura, gastronomia, entre outros. A prefeita Ana Tarouco, que prestigiou o evento junto com os secretários Sandra Pontes, do Turismo, e Rafael Damasceno, do Desenvolvimento, aproveitou o encontro para adiantar a abertura de processo de licitação para contratação de empresa da área da engenharia para a elaboração de projeto técnico visando à pavimentação do trecho da “Ferradura” que ainda é de chão batido. A grande maioria dos empreendimentos esteve presente no evento que marcou oficialmente a comemoração do aniversário da inciativa.