qua, 9 de outubro de 2024

Variedades Digital | 05 e 06.10.24

Após falta de quórum, votação de projetos para pessoas vulneráveis será votado segunda-feira

Na Ordem do Dia da última quarta-feira (06), após vereadores saírem do Plenário debates foram adiados

Estavam na pauta da sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (06), projetos referentes à assistência social: um que visa instituir o programa Banco de Alimentos e o outro que institui o Restaurante Popular em Sant’Ana do Livramento. No entanto, ambas as matérias não foram discutidas e nem votadas por falta de quórum, ou seja, sem o número mínimo de Vereadores no Plenário. Agora, as deliberações deverão acontecer na próxima segunda-feira (11). A sessão foi aberta com quórum, mas encerrada logo na sequência após os vereadores do PT, Aquiles Pires e Leandro Ferreira, saírem do local da votação.
Os vereadores Aquiles e Leandro vieram a público se manifestar sobre o assunto, justificando que não saíram do Plenário por má-fé. De acordo com o vereador Leandro, o quórum “estava um pouco limitado, por conta de agendas de outros colegas vereadores”. O vereador explicou que estava participando de um evento na Urcamp sobre o Plano Estadual da Primeira Infância. Após voltar para a Câmara para ter quórum, que é no mínimo nove, Leandro constatou que, com ele, havia dez parlamentares no Plenário e por isso comunicou ao presidente em exercício, Romário Paz (MDB), que se retiraria para voltar às atividades na Urcamp. Já o vereador Aquiles enfatizou que a Câmara conta com 17 vereadores e que o quórum mínimo é nove. “Existe esse mínimo para quando os vereadores precisarem sair, como é meu caso, que estou em Brasília para pautas importantes para Livramento”.
“Ocorreu que eu fui ao gabinete assinar uns documentos e pegar uns ofícios para trazer [para Brasília] porque eu não iria participar da sessão, pois eu já estava com o pedido de viagem. O diretor da Câmara pediu pra que eu subisse para dar quórum e aí eu fui para sessão e deixei de assinar e pegar os ofícios. Naquele momento estava sendo feita a leitura do vereador Xepa, eu saí e o vereador Leandro saiu e ficou na sala do diretor da Casa, tinha nove, aí eu desci para assinar e subi de volta para avisar que iria me ausentar, me faltou observar que faltava um vereador ali”, disse.
Estavam presentes no momento do encerramento da sessão os vereadores: Romário Paz (MDB), Enrique Civeira (PDT), Eva Coelho (PDT), Jovani Romarinho (Republicanos), Elso Alvienes (Podemos), Rafael de Castro (PSB), Xepa Gisler (PSB) e Duda Amaral (Progressistas).De acordo com informações, os vereadores: Cleber Custódio (PDT), Maria Helena (PDT), Melado (PRD), Thomaz Guilherme (PRD), Dagberto Reis (PT), Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) e Felipe Torres (sem partido) estão em viagem.

Allanamientos con dos detenidos en el combate al Abigeato en la “Frontera de la paz”

Referente a los últimos hechos de público conocimiento con referencia a abigeatos registrados en la frontera Rivera (Uruguay) – Santana Do Livramento (Brasil), en horas de la mañana de este miércoles 9 de octubre, tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Direccion de Investigaciones con apoyo de la Brigada de Seguridad Rural de la Jefatura