qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Restaurante Popular tramita há mais de 30 dias na Câmara e projeto ainda está longe ser realidade

Discussão prolongada adia o serviço público para pessoas em vulnerabilidade social

Há 35 dias no Poder Legislativo Municipal, o Projeto de Lei que visa a implementação do Restaurante Popular em Sant’Ana do Livramento continua em tramitação na Câmara de Vereadores. O “Programa Você Sem Fome – Restaurante Popular” tem como objetivo propiciar à população em situação de vulnerabilidade social refeições diárias a preço módico e com qualidade.
O PL, de autoria da prefeita Ana Tarouco (PL), surge oito anos depois do governo Glauber Lima (PT) encerrar as atividades do refeitório público municipal, em 2015, com a promessa de um restaurante popular, que nunca se concretizou. Quase uma década depois, a demanda continua sendo presente, tendo em vista o cenário de desafios econômicos e sociais enfrentados pela comunidade local.
A iniciativa de Tarouco propõe a criação de um espaço que oferecerá alimentação balanceada a preços acessíveis, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional da população.
O prazo regimental de tramitação de um projeto de lei ordinária é de 45 dias. Neste caso, já se foram mais de 30, já que o projeto foi protocolado no Legislativo no dia 20 de outubro. Três dias depois, em 23 de outubro, a vereadora Eva Coelho (PDT) pediu vistas do material, isto é, pausa na tramitação para análise da parlamentar. Somente no dia 14 de novembro o projeto deixou o gabinete da parlamentar; foi quando foi realizado o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CJJ) pela sua aprovação, considerando a sua legalidade. A relatoria foi do vereador Gilbert Gisler Xepa (PSB).
No dia 17 de novembro, uma nova diligência foi solicitada. O vereador Rafael de Castro (PSB) pediu que o projeto fosse encaminhado ao Conselho de Segurança Alimentar do município, “a fim de oportunizar sua manifestação frente à matéria”.
Após passados os 35 dias, o presidente da Câmara, vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas), disse estar atento aos projetos e manifestou seu interesse para que a matéria seja votada antes do início do Recesso Parlamentar. “Também estou esperando a resposta do Poder Executivo, até porque, é uma prerrogativa do vereador encaminhar as diligências, ficamos amarrados”, comentou sobre o pedido do vereador Rafael.
Enquanto o tema não vai a plenário, o projeto de se ter um restaurante popular continua sendo uma utopia de Sant’Ana do Livramento.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já