dom, 6 de outubro de 2024

Variedades Digital | 28 e 29.09.24

Asfaltamento de Livramento passa por auditoria do Tribunal de Contas

Em ação inédita na região, qualidade do material aplicado no centro foi testada
Amostras foram retiradas nessa quinta-feira (23) (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS) realizou, nessa semana, a auditoria no asfalto de diversas ruas de Sant’Ana do Livramento. As vias alvo da ação são as avenidas 24 de Maio e Almirante Tamandaré; a rua Dos Andradas, no centro da cidade; e a rua Prefeito Sérgio Fuentes, no Prado. De acordo com o coordenador do Centro Especializado para Auditoria de Obras Públicas do TCE, Cesar Augusto Pinto, o projeto é novo na região. Ele explica que a ideia é aumentar a qualidade de serviços que são contratados pelo poder público. “A ideia é subir a régua da qualidade para garantir um bom serviço público”, afirmou.
Somente em 2022, foram aplicados R$ 2 bilhões de recursos do Estado e dos municípios em obras públicas de pavimentação asfáltica. Os dados fizeram com que o TCE ampliasse a fiscalização sobre esses serviços. “Nós selecionamos, em todos os serviços regionais, as obras mais relevantes economicamente para termos uma estatística estadual”, explicou Cesar.
Thiago Bepler, engenheiro da empresa responsável pelas amostras, explica que elas são retiradas com 10 centímetros de diâmetro, tendo uma

Cesar Augusto Pinto e Andrey Azambuja acompanharam o trabalho da empresa terceirizada (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

espessura adequada para realizar a auditoria. “Nós pegamos essa amostra, retificamos. Assim, conseguimos saber se foram compactados adequadamente”, explica.
De acordo com o auditor de controle externo na região oeste do Rio Grande do Sul, Andrey Azambuja, o ganho deste tipo de auditoria é da sociedade. “É muito importante saber o que tá acontecendo realmente da parte mais técnica. Uma das nossas intenções é que as empresas prestadoras do serviço também possam, eventualmente, melhorar a fiscalização também para a entrega do asfalto”, explicou.
Além de Livramento, a auditoria pública aconteceu em outras cidades da região. Nessa sexta-feira (24), por exemplo, foi a vez da cidade de Bagé.