O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), divulgou na sexta-feira (24), que os municípios de Alegrete, Quaraí, Rosário do Sul e Sant’Ana do Livramento terão um sistema de videomonitoramento na Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã, que permitirá um controle inédito nessa área protegida, a maior unidade de conservação no Bioma Pampa.
A ideia é identificar veículos, pessoas, a fauna nativa do Pampa e até a visualização de colunas de fumaça, dissuadindo a circulação de caçadores, ladrões de gado, assim como a pesca clandestina e os incêndios criminosos. “É uma área extensa que tínhamos grande dificuldade de fiscalizar, pois há locais que temos que percorrer mais de 500 quilômetros. Agora teremos imagens 24 h por dia, um grande avanço para a gestão ambiental”, explica o chefe do ICMBio em Livramento, Raul Paixão Coelho.
O moderno sistema de videomonitoramento é independente, pois funciona com geração elétrica, com placas solares para alimentar câmeras speed dome com análise inteligente de vídeo, software analítico, totalmente autônoma e contínua, com a visualização ininterrupta através de múltiplos monitores instalados na sede da APA. O sistema está sendo instalado pela empresa CASTSEG Segurança Inteligente e conta com recursos do fundo global GEF, intermediado pelo BID e Funbio.


Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados
O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania