Durante o programa Jornal da Manhã, da Rádio RCC FM, o secretário de Obras de Sant’Ana do Livramento, Dilmar Pereira, afirmou que a Prefeitura está trabalhando na recuperação da infraestrutura urbana, após as fortes chuvas registradas no município, nos últimos dias.
Segundo o secretário, na avenida Brasília, já há uma retroescavadeira atuando para melhorar dar trafegabilidade. A via ficou intransitável no domingo (12). Dilmar destacou também que está agendada uma limpeza com escavadeira hidráulica no arroio Carolina, para dar melhor vazão nas próximas chuvas, já que o local está acumulando muito lixo, depois da enxurrada.
Sobre a avenida Júlio de Castilhos, onde também houve ocorrências, a empresa responsável por uma obra de infraestrutura no local já foi notificada para dirimir os problemas causados pela tempestade.
A Secretaria fez um levantamento na rua Uruguai com a rua Bento Gonçalves, por conta da estrutura antiga, onde os canos passam pela calçada e causam enchentes nas residências, quando há ocorrências de fortes chuvas. No Beco da Balizaria, as galerias de águas também devem ser substituídas.
BATUVA ACENDE ALERTA DAS AUTORIDADES
Outro problema que também está sob supervisão do secretário de Obras é o Lago Batuva. O Ministério Público deu 15 dias para que a Prefeitura faça a contratação de uma empresa terceirizada para atuar no reforço da segurança da taipa do lago. Segundo o secretário, o sifão para diminuir a vasão deve ser reativado. “Recebi o (caso) do Batuva faz poucos dias, o projeto foi mal feito e executado pelas gestões anteriores, estamos no aguardado de uma licitação de uma peça para reativar o sifão”, frisou destacando que a Prefeitura aumentou o vertedouro. Atualmente, o nível da água está em 30 metros.