qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Radar da Política | Jornalismo político

A coluna conversou, nesta semana, com a jornalista Bela Megale. Ela é colunista do Jornal O Globo e comentarista da Rádio CBN. Sua editoria: política. Também acompanhamos uma palestra ministrada por Bela durante o 26°
Congresso da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão, em Canela- RS. Na oportunidade, ela comentou sobre a conjuntura política nacional e também sobre seus desafios diários no trabalho.
Em um recado aos jovens jornalistas que realizam cobertura política ou desejam trabalhar com a editoria, Megale disse que vale a pena. Ela reconheceu que o inicio de carreira é “dificil”, mas que com esforço e dedicação é possível a realização do sonho.

Sem feriado

Foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores a revogação da lei municipal que instituiu o feriado de Dia do Evangélico em Livramento no dia 31 de outubro.
Após uma mobilização do empresariado local, iniciou-se um estudo acerca do feriado e constatou-se irregularidades no ato da sua criação, considerando o limite de feriados religiosos estabelecidos em lei. Muito embora nem o proponente do projeto e nem ninguém tenha observado o detalhe durante a tramitação legislativa, agora o debate foi feito e não haverá feriado no dia.

Antirracismo na agenda do presidente

O Presidente do Legislativo Vereador Galo Del Fabro (Progressistas) e o vereador Thomaz Guilherme (PTB) participaram do Seminário Nacional de 20 anos do Art. 26-A da LDBEN – fiscalização e desafios da educação antirracista.
O objetivo do seminário é promover a discussão sobre os avanços na fiscalização da oferta de ensino da temática, além da promoção da educação antirracista e das relações étnico-raciais nos processos formativos dos docentes.
O evento teve participação de palestrantes do tribunal gaúcho, como o conselheiro Cezar Miola, também presidente da Atricon. Ele abordará o tema “A Educação Antirracista na Mira dos Indicadores de Desempenho dos Tribunais de Contas do Brasil”.

Juventude e Segurança

Os vereadores Aquiles Pires (PT) e Rafael de Castro (PSB) estiveram reunidos com o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Mateus Wesp (PSDB).
Eles entregaram a Wesp pedidos da juventude santanense, e também, o convidaram para a Audiência Pública que será realizada em Livramento, no próximo dia 09/11, que terá como tema a segurança pública na fronteira.
De acordo com os parlamentares, o secretário se mostrou preocupado com a quantidade de servidores que têm na nossa cidade, que não atende à demanda de serviço. Aquiles também afirmou que o secretário já confirmou sua presença no evento e estará com a comunidade santanense debatendo a pauta no município.

Cidade Limpa

Os fios sem utilidade e que poluem a visão de quem mora ou passa por Sant’Ana do Livramento voltou à pauta novamente nesta semana. Isso porque o projeto do vereador Thomaz Guilherme (PTB) que estipula prazo para a remoção dos cabos pelas empresas concessionárias de telefone e internet foi publicado e já é lei.
Agora, as empresas terão 20 dias após serem notificadas para promover a regularização dos cabos e fios, fazendo a retirada dos materiais que não são utilizados. Conforme o texto, o prazo para a regularização será de 24 horas em casos de “emergência”.
A pauta tem sido trabalhada pelo vereador Thomaz há algum tempo, já com audiências públicas realizadas e outra lei em vigor, o parlamentar tem voltado seus esforços pela saúde visual do município.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.