seg, 7 de outubro de 2024

Variedades Digital | 05 e 06.10.24

Bastidores | Falta espaço para veículos apreendidos. Por quê?

Atenção, proprietários de veículos em situação irregular que transitam pelas ruas de Livramento: caso seu carro ou moto seja recolhido por um dos órgãos de fiscalização do trânsito (municipal, BM ou PRF), muito provavelmente ele será levado para um depósito em Dom Pedrito ou Rosário do Sul, onde permanecerá até que seja regularizada a situação que motivou o recolhimento. Além da (justa e legal) despesa da regularização, o proprietário terá, assim, também as despesas decorrentes do transporte do veículo de volta para a fronteira, caso queira de volta seu carro ou moto. O motivo disso?
O Centro de Remoção e Depósito S Garcia & Cia Ltda, de Livramento, está totalmente cheio de veículos apreendidos. Os meios para abrir espaço são a retirada pelos proprietários, através da regularização da situação dos veículos, ou através de leilão e venda com base na legislação pertinente.
O problema é que, do total de veículos recolhidos no CRD S Garcia, no acesso ao Planalto, mais de mil carros e motos têm placas de Rivera e de outras cidades uruguaias, cujos proprietários simplesmente desistem de tentar recuperar. Alguns desses veículos estão no local desde a inauguração do serviço.
Como se trata de peças e modelos estrangeiros, esses veículos apreendidos não podem ser levados à venda no mercado brasileiro, e acabam ocupando grande parte do espaço no depósito local.
O secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Márcio Goulart, explica que vem tentando conquistar para Livramento o aumento do número de leilões (atuamente, devido ao número de habitantes, o município só pode realizar um por ano), o que possibilitará esvaziar um pouco o depósito através da venda dos veículos brasileiros.
O cotidiano de cidade conurbada com Rivera é um dos argumentos mais fortes para justificar esse pedido. Não que muitos dos proprietários que circulam com veículos em condição irregular mereçam, mas, se a situação já está dificil para manter o veículo em dia, imagine-se ainda o custo de trazer o carrinho ou moto de volta de cidades vizinhas. Ainda bem que os veículos brasileiros podem ser leiloados, do contrário em pouco tempo seriam esses depósitos a enfrentar a falta de espaço.

Parceria para o futuro

O coordenador da agência do FGTAS/SINE em Livramento, João Antônio Costa – Janja, participou nessa última semana, junto com o coordenador do projeto IMO Verde Oliva, Everaldo Ramos, da FGTAS/SINE de Porto Alegre, de mais uma edição das atividades do projeto em Sant’Ana do Livramento, apresentando o trabalho nos quarteis do 7ºRCMec e 2ªBiaAAAe para mais de 200 militares. O projeto é uma parceria da FGTAS/SINE com o Comando Militar do Sul, que busca promover a qualificação profissional em consonância com outras ações do Governo Militar nessa área.

Cicloturismo no Caminho do Pampa

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publicou edital para seleção de propostas para aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo de forma integrada a iniciativas de melhoria da infraestrutura verde urbana. Serão destinados inicialmente R$ 2 milhões para a implantação de rotas em ambientes como a APA do Ibirapuitã. A possibilidade entusiasmou o guia Fernando Maia, que integra o projeto Caminho do Pampa, coordenado pela Alianza Del Pastizal, em razão da possibilidade de investimentos que se abre visando à implantação de rotas para ciclistas para passeios pelo interior do pampa fronteiriço.

Realidade brigadiana em debate

Nesta última quinta-feira, 19, o tradicional galpão do PTG do núcleo local da Abamfº, dos Cabos e Soldados da Brigada Militar, sediou um encontro entre integrantes da familia brigadiana. Na ocasião, o 1° tenente da reserva Wander Quintana Cabezudo, conhecido no meio esportivo como “ Petengo”, fez uma palestra abordando as principais dificuldades encontradas por praças e oficiais, além de questões próprias da categoria. A atividade contou, entre outros, com as presenças do presidente da entidade, José Paulo Chaves, e do ex-vereador e presidente da Comissão Provisória do Podemos, Germano Camacho. Após a palestra, os participantes degustaram um delicioso jantar, a cargo do conhecido mestre Nazário, que também é tenente da Reserva da BM.